Festival X-Tudo SESI Cultural e Ciclo de Palestras Cesgranrio movimentam programação cultural do Rio até 29 de Julho

Se você é ator, diretor, dançarino ou amante do teatro, dança e de boa música vai gostar de saber que desde o dia 06 de Julho um festival vem movimentado o cenário cultural do Rio de Janeiro. O Festival X-Tudo Sesi Cultural está em sua oitava edição trazendo muita música, teatro, dança, exposição, debates, oficinas e atrações para o público infantil.

A temática escolhida para o ano de 2017 é a “Cultura Negra” e seus desdobramentos na sociedade, e você pode conferir todas as atrações com preços super populares que estão entre R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia), e algumas até com entrada franca.

O festival é uma iniciativa do Sistema FIRJAN, e teve sua primeira edição em 2010 com o intuito de democratizar o acesso à cultura no estado do Rio de Janeiro e, desde então, tem fomentado o circuito e a diversidade cultural da cidade através dos palcos dos Teatros Sesi.

Uma realização do SESI Cultural, que vem ofertando ao público carioca uma ampliação da visão sobre o cenário cultural da atualidade e visa também abrir espaço tanto para artistas já reconhecidos nacionalmente quanto para novos talentos. Suas oficinas, workshops e palestras gratuitas promovem ainda uma interação produtiva entre os artistas profissionais que já possuem reconhecimento no mercado em seus segmentos e o público alvo do festival.

Espetáculos como “Mercedes”, que conta a história de Mercedes Baptista, primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e precursora da dança afro-brasileira dentro e fora do país, o espetáculo “Marrom – Nem Preto nem Branco” – que conta com atuação da premiada atriz Vilma Melo que conta a história de uma menina buscando entender sua real identidade na sociedade em que está inserida podem ser conferidos conforme a programação do site oficial.

Já passaram pelos palcos desta edição artistas como Liniker e os Caramelows, Paula Lima, Gabriel Moura, entre outros que rechearam a programação do evento. Ainda tem muita coisa boa e importante rolando até o fim do festival que é parada obrigatória para todos que amam e/ou estudam teatro, música e dança.

Na dobradinha cultural, temos ainda um Ciclo de Palestras voltadas aos atores que buscam se profissionalizar na atuação para TV. Além disso, o evento conta com uma Mostra Cesgranrio de Documentários Making Of que traz os bastidores, detalhes técnicos e curiosidades a respeito de filmes que foram sucesso de bilheteria, daqueles com baixo orçamento e ainda dos inacabados. A programação faz parte da comemoração de 5 anos da oficina gratuita de atores que é promovida pelo Centro Cultural da Fundação Cesgranrio.

 

Já passaram por lá nomes como Fred Mayrink, Roberto Bomtempo, Breno Silveira e José Dias compondo o elenco do Ciclo de Palestras, já na mostra de documentários já passaram clássicos como “O Iluminado”, “O Poderoso Chefão” e “Um drink no Inferno” e ainda prometem trazer muito mais. Você pode acompanhar toda a programação no site oficial.

Assim como nas oficinas ofertadas pela fundação, toda a programação aqui apresentada também é gratuita e está acontecendo no, recém inaugurado, Teatro Cesgranrio na Rua Alexandrina, 1011 que fica no Rio Comprido. Para participar, basta o interessado comparecer ao teatro onde a entrada se dá por ordem de chegada e esta sujeita à lotação do local.

Infelizmente, as inscrições para a oficina de atores já estão encerradas, mas vale participar dessa programação incrível e acompanhar o site oficial para saber as novidades e a abertura de novas oficinas gratuitas que a entidade oferecer.

Nós, da Woo!Magazine, buscamos trazer sempre oportunidades culturais e de desenvolvimento artístico para nossos leitores, mas não participamos das programações e/ou organização dos eventos acima referidos.