FIL começa dia 29 de setembro e vem recheado de novidades

Em sua décima quinta edição, o Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens promete vir cheinho de novidades e muito encantamento. Com atrações nacionais e internacionais inéditas no Brasil, o festival trará para a cidade espetáculos, performances, ateliers, oficinas, mesas-redondas e mídias digitais.

“A programação contará com conteúdo poético, o circo, a dança, as artes visuais, a música, o teatro de animação, objeto, bonecos e misturas que ainda não tem nome!” conforme o site do festival

As atrações da França, Espanha, Argentina, Uruguai, Bélgica, Canadá, Romênia e claro, do Brasil irão movimentar vários teatros dentre eles o Espaço Cultural Sergio Porto, onde será a abertura do festival e que receberá o espetáculo francês Irmãos [Frères] as 21 horas, além de ocuparem também o Centro Cultural do Banco do Brasil e Centro Cultural dos Correios. O FIL acontecerá do dia 29 de Setembro ao dia 15 de Outubro e a curadoria promete ingressos com preços populares e também atividades com entrada franca.

Segundo o Site Oficial, uma das novidades deste ano é o PALCO ABERTO FIL PETROBRAS, que será um espaço reservado para a apresentação de novos artistas que normalmente não tem espaço para mostrar sua arte. A atividade receberá números​, performances​ e curiosidades de diversas linguagens, vindas de qualquer pessoa e de artistas em geral. Por meio do voto popular o ganhador receberá o PRÊMIO FIL PETROBRAS INOVAÇÃO: uma viagem com acompanhante para Mulhouse e Kingersheim na França, onde acontece um dos mais importantes eventos de artes para o público jovem: o Festival Momix, parceiro internacional do FIL. As inscrições estão abertas até dia 29 de Setembro e o palco estará aberto para todos: amadores e profissionais que amam arte. Para se inscrever leia o regulamento aqui.

“O mundo mudou, o Brasil virou de cabeça pra baixo e o FIL respirou fundo, se transmutou em mil e, num suspiro, se reinventou para comemorar seus 15 anos de maravilhas! Entre a respiração, transpiração, piração, expiração e a inspiração, o FIL encarou os diversos desafios para trazer espetáculos, coisas que não têm nome, performances surpreendentes daqui e de outros países do mundo. Em novo formato, o FIL pulsará suas provocações em três finais de semana, com fortes batimentos cardíacos ecoando em quatro pontos da cidade, facilitando a vida de quem quer conhecer, ver, ouvir, sentir, experimentar e fazer parte do que não é lugar comum, mas que tem lugar no FIL.” Karen Acioly, curadora e diretora do FIL

Além da programação de espetáculos que você pode conferir aqui, o festival vai contar ainda com a exposição “Destino: Casa”, da artista mineira Lu Lessa Ventarola, bem como com as “Delícias FIL” que são comidinhas especialmente preparadas para o público do FIL degustar e uma programação voltada para adolescentes a partir de 16 anos que poderão fazer parte do processo criativo do espetáculo “Quando as pessoas andam em círculos”  da  Cia Artesanal. E para o público infantil também tem programação que contará com sarauzinho e roda de leitura de textos voltados para esses novos leitores.

Haverá ainda o Cabaré FIL, que acontecerá no Canastra Bar, em Ipanema, e para este as entradas deverão ser reservadas com antecedência e o valor do ingresso do show dará direito a drinques e comidinhas da casa. Esse é apenas para maiores de 18 anos.

Se você for mais ousado e ainda quiser fazer parte do desfile de encerramento do festival, que contará com bodypainting realizado pela artista plástica uruguaia Gabriela Kolto, basta se inscrever e se tornar parte atuante dessa comemoração de 15 anos de (R)existência através do email: comunicacao.fil2017@gmail.com.

Ou seja, a programação está caprichada e nenhum carioca ou turista pode ficar de fora dela. E se você ainda não conhece o FIL, dá uma passada na página oficial e também os siga no Facebook, pois diariamente eles estão liberando alguma novidade sobre a programação que está imperdível.

Este slideshow necessita de JavaScript.