A gastronomia nunca esteve tão em alta. A cozinha começou a ficar em maior evidência com o surgimento de diversos programas de televisão, vídeos do youtube e filmes sobre o assunto. Muitos contestam e afirmam que essa nova programação cria um sensacionalismo em torno da comida, no entanto, é preciso pensar que para alguns é a única forma de ter contato com diferentes culturas gastronômicas.

E se você também ama gastronomia, não pode deixar de assistir os filmes abaixo:

1- Toast: A História De Uma Criança Com Fome

O filme que é do ano de 2010, teve a direção nas mãos de S. J. Clarkson e o roteiro realizado por Lee Hall e Nigel Slater. A história conta sobre a vida de Nigel, interpretado durante a infância pelo ator Oscar Kennedy e na juventude por Freddie Highmore, um menino que sempre foi apaixonado pelo universo da culinária. A mãe de Nigel não era uma boa cozinheira e sempre preferia alimentos enlatados para as refeições, enquanto o filho recorria a livros para tentar aprender receitas e sonhava em só consumir alimentos frescos. Com a morte precoce da mãe, o pai de Nigel conhece e futuramente se casa com uma mulher, interpretada por Helena Bonham Carter, que é espetacular quando o assunto é cozinhar. Porém, essa relação que tinha tudo para dar certo acaba com uma competição de quem cozinha melhor, que com certeza vai te dar água na boca. “A história de uma criança com fome” é baseado no livro autobiográfico do chef Nigel Slater, que até fez uma participação especial.

2- Ratatouille

A animação estado-unidense foi produzida pela Pixar e lançada em 2007. Dirigido por Brad Bird, o longa se passa no país mais clássico da gastronomia, a França. Rémy sonha em se tornar um chef e possui uma incrível habilidade de olfato, mas o único problema para alcançar seu sonho é que ele é um rato. Ao se separar de sua colônia de ratos e acabar parando nos esgotos de Paris, ele conhece Alfredo Linguini, um jovem que acaba sendo contratado como faxineiro no renomado restaurante do chef Auguste Gusteau, mas que não possui nenhum conhecimento de culinária. Os dois criam uma amizade e o ratinho acaba ajudando Linguini a cozinhar com excelência, o que renderá muitas confusões nessa cozinha. O filme foi uma sucesso de crítica e recebeu o Oscar de melhor animação em 2008.

3- Pegando Fogo

O longa também produzido nos Estados Unidos, teve direção feita por John Wells e roteiro de Steven Knight. A trama conta o drama de um chef que já foi muito famoso em Paris, Adam Jones, estrelado por Bradley Cooper, mas que teve problemas com uso excessivo de drogas e álcool e acabou vendo sua carreira descer por água abaixo. No entanto, após passar uma temporada em Nova Orleans, ele vai para Londres e tem a chance de retomar sua profissão. Tony, interpretado por Daniel Brühl, gerencia uma restaurante e o convida para ser o chef, mas seu temperamento para acabar atrapalhando a relação entre ele e os outros cozinheiros. É nesse ambiente que ele e sua equipe tentarão conquistar a sonhada terceira estrela Michelin. É um filme que retrata a constante busca por perfeição que acontece dentro das cozinhas.

4- Sem Reservas

O filme dirigido por Robert Scott Hicks é uma adaptação americana do filme alemão Mostly Martha. O enredo é sobre a chef Kate, interpretada por Catherine Zeta-Jones, que coordena a cozinha de um restaurante famoso em Manhattan. Ela vê sua vida virar de ponta cabeça quando sua irmã morre e ela torna-se a única responsável pela sobrinha. Além disso, a dona do local onde trabalha contrata Nick, um novo cozinheiro que irá afetar mais ainda sua vida.

5- Um Viagem Excêntrica

A produção dirigida por Michael Winterbottom, é uma versão editada de uma série de televisão que passou na BBC e retrata o ator Steve Coogan indo realizar uma travessia por restaurantes do Reino Unido, avaliando os melhores. A companhia ideal seria sua namorada, porém ao saber que ela não poderá, ele resolve convidar seu amigo comediante Rob Brydon. A escolha de fazer uma versão fictícia dos próprios atores criou um ambiente descontraído e engraçado, além dos deliciosos pratos e lindas paisagens.