Algumas semanas atrás postamos aqui os possíveis bonecos da linha Funko Pop! da série Stranger Things. Muitos não conheciam e se apaixonaram pelos “cabeçudinhos”. Hoje vamos contar um pouco da história desses colecionáveis que são uma febre mundial.

Segundo a definição do site da empresa, “Funko é uma fornecedora de cultura pop e focada em licenças”. Eles detêm centenas de licenças, o que permite ter um catálogo super vasto e diferenciado. A Linha Funko Pop! de bonecos de vinil, vende milhões em todo o mundo e é líder de mercado na sua categoria.

Alguns lançamentos recentes

A empresa teve visão investindo no nicho de licenças, liderados pelo CEO Brian Mariotti, assim obteve uma expansão rápida no mundo dos colecionáveis. Começaram com bonecos bobble-heads e hoje tem várias linhas, incluindo objetos de cozinha, vestuário e mistery box. As peças têm uma tiragem regular, mas algumas são edições limitadas ou exclusivas de determinadas lojas. Alguns exemplos de edições limitadas são peças exclusivas de feiras como a San Diego Comic Con e New York Comic Con. Além disso, existe uma linha exclusiva para a Àsia com bonecos lançados apenas lá.

Linhas de produtos da Funko

Linhas de produtos da Funko

No Brasil, o número de colecionadores aumenta a cada dia. Seja como item de coleção, presente, decorativo ou modelo fotográfico (dê uma breve passada no Instagram pela hashtag #funkopop e constate esse fenômeno), o fato é que os bonecos estão dominando o território nacional.  Muitos importam o produto e essa, até alguns anos atrás, era uma das poucas opções para aquisição. Porém, hoje já são encontrados à venda em grandes lojas de varejo, shoppings e lojas virtuais o que torna muito mais fácil a aquisição.

Colecionadores brasileiros e suas fotos no Instagram (da esq. rpa dri.: @gimmethatpop, @poptherapyetc e @dehmarcelo)

Colecionadores brasileiros e suas fotos no Instagram (na ordem: @gimmethatpop, @poptherapyetc e @dehmarcelo)

O grande mote da linha é que sempre tem novidade, e como possuem inúmeras licenças, dificilmente você não vai encontrar um que lhe agrade. E aí, bem, depois que começa é difícil parar. A maioria dos sites especializados é em inglês mas o Brasil tem uma comunidade muito ativa de colecionadores. Se quiser saber mais e se apaixonar de vez procure a Colecionadores Funko Pop Brasil  no Facebook.  Nos vemos por lá!