Gastronauta

Já comeu salada com sorvete?!

Olá Houston! Estarei curtindo meu carnaval gastronômico num planeta quente, porém, com delícias inovadoras. E para não deixar de comer bem e saudavelmente descobri os Sorvetes de Saladas que eles servem por lá. Isso mesmo, sorvetes salgados! São fascinantes e podem ser consumidos com qualquer alimento. Já imaginou comer salada de legumes com um sorvete de tomate? Pois é isso que farei todos os dias para me refrescar nesse verão. Mas para você não ficar com água na boca vou lhe enviar algumas receitas para fazer em casa. Segue algumas delícias para você:

Sorvete salgado de baunilha

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Ingredientes

Sorvete de creme sabor Baunilha

Aceto balsâmico reduzido ou vinho

Pimenta Rosa (opcional)

Erva-doce ou temperos de sua preferência (opcional)

Modo de preparo

Junte todos os ingredientes no liquidificador, bata até formar uma mistura homogênea e leve ao freezer.

Harmonize com pratos, que podem ser uma salada de folhas verdes, um carpaccio de legumes ou de carne, frutos do mar e quiches. A sensação é promete ser surpreendente

Sorvete de Tomate

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Ingredientes

4 tomates italianos maduros

1 cebola pequena cortada na metade

4 dentes de alho

3 talos de cebolinha

8 gotas de pimenta tabasco

1 pote de iogurte integral adoçado

Folhas de manjericão

Sal a gosto

Modo de preparo

Coloque os tomates e a cebola em uma panela e cozinhe até que as cascas dos tomates comecem a se desprender. Passe ambos pelo espremedor e coloque o purê formado em uma panela.

Junte o alho, a cebolinha, o manjericão e o tabasco e deixe cozinhar em fogo brando até que a consistência fique cremosa. Deixe esfriar e bata no liquidificador com o iogurte. Acrescente o sal. Despeje em um refratário largo e baixo. Cubra com filme plástico e leve ao congelador por uma hora e meia.

Retire e bata por 10 minutos. Despeje novamente no refratário e leve ao congelador por 30 minutos. Repita a operação mais duas vezes. Deixe na geladeira por 10 minutos antes de servir.

Faça uma bola de sorvete, decore com uma folha de manjericão e sirva com salada de folhas variadas e queijos.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Houston, Houston…

Essas são apenas algumas receitas das diversas que existem. Há variações exóticas como espinafre, couve, abacaxi, pepino e maçã, ou beterraba, tangerina e cenoura. Mas não se esqueça de combinar esses sorvetes com iguarias como tartar de peixe, saladas, ceviche de peixe e queijo de cabra empanado, entre outras. O interessante é descobrir combinações e experimentar sabores novos.

Tchau Houston! Aproveite seu carnaval e não esqueça de se alimentar bem para curtir as festas!

Aimée Borges gosta de dançar ao vento, beber água gelada e sorrir para Lua. Apaixonada por contos e fadas, deixa-se levar por sua curiosidade que a transporta para um mundo ainda mais louco que o da Alice.