No dia 17 de abril de 2007, a dupla que ouvimos e acompanhamos durante a infância e adolescência, se você nasceu na década de 80 e/ou 90, anunciava a separação após 17 anos de carreira juntos. A “Era Sandy & Junior” chegava ao fim e eles seguiriam atividades distintas, ainda dentro da música, que podemos acompanhar atualmente.

Em 1989, eles fizeram a primeira aparição no programa “Som Brasil”, cantando “Maria Chiquinha”, que mais tarde virou um hit, ganhando projeção nacional e alavancando a carreira da dupla que ainda eram crianças. Os dois primeiros álbuns, “Aniversário do Tatu” (1991) e “Sábado a Noite” (1992) possuíam canções mais infantis influenciadas pelo gênero cantado por seu tio e pelo pai, que são a dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó.

   

Foi no 3º álbum, “Tô Ligado Em Você” (1993), que eles começaram a mostrar verdadeiramente as influências da música pop. Com “Você é D+” (1995) eles gravaram a música “O Universo Precisa De Vocês (Power Rangers)” que foi trilha nacional do filme lançado na época. Porém, somente com “Dig-Dig-Joy” (1996) eles começaram mostrar o amadurecimento, saindo da fase infantil e chegando a adolescência. Em 1998, lançaram o VHS “Era Uma Vez… Ao Vivo” trazendo o show da turnê que contava com “Em Cada Sonho (O Amor Feito Flecha)”, a versão nacional para “My Heart Will Go On”, tema do filme Titanic, que teve sua regravação exclusiva autorizada pela intérprete original, Celine Dion.

   

Três anos mais tarde eles, lançaram o CD que os fizeram ser, definitivamente, um marco na música pop nacional. Com “As Quatro Estações” (1999), eles não só conquistaram dois discos de diamante como também lançaram hits inesquecíveis como a gravação em português da música “Immortality”, dos Bee Gees, interpretado pela Celine Dion.

   

Foi também nessa época que lançaram o seriado “Sandy e Junior”, exibido pela Tv Globo e que hoje é reprisado pelo canal pago, Viva. Antes do seriado a dupla já tinha feito outras produções como os longas “O Noviço Rebelde” e os programas “A História de Ana Raio e Zé Trovão”, “Xuxa Especial: Lar dos Idosos” e “Sandy & Junior Show”. Sandy chegou a ser protagonista na novela das seis, “Estrela Guia” (2001), que bateu recordes de audiência e se tornou uma das tramas mais bem-sucedidas do horário na época. A série que foi de 1999 a 2002, ajudou ainda mais a construir e consolidar suas carreiras para os seus álbuns da época, incluindo o primeiro disco cantado em inglês, o “Internacional” (2002).

   

Depois de alavancar a carreira internacional, tivemos apenas mais dois álbuns de inéditas: “Identidade” (2003) e “Sandy & Junior” (2006). “Identidade” marcava um uma espécie de recomeço nacional para a dupla e também foi parte da trilha do filme “Acquaria”, estrelado por eles, que levou cerca de mais de um milhão de espectadores aos cinemas. Já o álbum que levava o nome deles como título foi, talvez o mais maduro de toda a carreira, mas também marcou por ser o último em estúdio, com direito a um curta-metragem como clipe da canção “Estranho Jeito de Amar”, dirigido por Fernando Andrade e Junior Lima, exibido no Festival de Gramado e foi considerado, pelo Jornal Folha de São Paulo, o melhor clipe pop do ano.

Então, é chegada a hora de dar adeus à dupla que marcou com suas canções a vida de várias pessoas. Para encerrar a carreira Sandy & Junior gravaram o “Acústico MTV”. Nele, trouxeram os últimos singles “Abri Os Olhos”, “Alguém Como Você” e “Segue Em Frente”. A última turnê passou por cerca de 40 cidades no país, tendo seus ingressos esgotados rapidamente (E eu fui!). O último show foi no dia 18 de dezembro de 2007, no Credicard Hall, em São Paulo e a última aparição como dupla aconteceu durante o Prêmio Tim de Música, 28 de maio de 2008, para receberem o prêmio de “Melhor Dupla de Canção Popular”.

   

Depois desse resumão sobre a carreira de Sandy & Junior, em clima de nostalgia – e um pouco de tristeza também – finalizamos nosso MixTape, mais do que especial.

Esse que vos escreve, fica por aqui deixando aquele beijo, aquele abraço e aquele cheiro. Até semana que vem! 😉

CLOSE
CLOSE