Hoje é dia de Rock bebê!

Por mais que DETESTE a expressão acima, há alguns anos atrás ela viralizou e passou a fazer parte dos diálogos entre as pessoas, mas, graças à Deus, essa fase já passou. Então: “Hoje de dia de rock criatura!” (criatura porque não posso ficar escrevendo palavrões por aqui).

Para ser mais específico, nossa seleção semanal do MixTape vem trazendo sete bandas de Heavy Metal que, para quem não sabe, é um dos subgêneros do rock e possui dentro de sua estrutura outros subgêneros. Desenvolvido no final dos anos 60 e início dos anos 70, principalmente no Reino Unido e nos Estados Unidos, o gênero conquistou o público, mas sempre foi desprezada pela crítica musical. Segundo a “AllMusic” (base de dados em metadata sobre música), de todos os formatos do Rock ‘n’ Roll, o Heavy Metal é a forma mais extrema em termos de volume e teatralidade.

O som massivo e encorpado, caracterizado por um timbre saturado e distorcido dos amplificadores, pelas cordas graves da guitarra para a criação de riffs e pela exploração de sonoridades em tons menores, com um ar sombrio às composições (…)”¹ são a base de nosso tema. Então já pode aumentar o volume, preparar para balançar a cabeça até não aguentar mais e apertar o play para começar nosso MixTape!

Led Zeppelin

Uma das bandas precursoras do gênero foi a britânica Led Zeppelin, formada pelo guitarrista Jimmy Page, o vocalista Robert Plant,  baixista e tecladista John Paul Jones e o baterista John Bonham. Eles são considerados um dos grupos de rock mais bem sucedidos, inovadores e influentes da história, seus grandes shows ficaram limitados a década de 70, pois, após a morte de repentina de Bonham, em 1980, a banda se desfez e se limitou a poucos e raros reencontros, como o de 2007, no “Ahmet Ertegun Tribute Concert”, em Londres, em que Jason Bonham participou no lugar de seu pai. Com nove álbuns lançados, a música “Stairway to Heaven“, presente no 4º disco, é umas das obras mais populares e influentes do rock e que ajudou a consolidar a popularidade do grupo.

Deep Purple

Praticamente na mesma época tínhamos a banda britânica Deep Purple, considerada um dos pioneiros do heavy metal e do hard rock moderno, e presente no  Livro Guiness dos Recordes, como “a banda com o som mais alto ao vivo no mundo”. Eles passaram por diversas mudanças em sua formação, além de um hiato de oito anos, entre 76 e 84, e a mais rentável foi a segunda, composta por Ian Gillan (vocal), Ritchie Blackmore (guitarra), Jon Lord (teclado), Roger Glover (baixo) e Ian Paice (bateria), durando de 69 a 73. Reunida de 1984 a 1989 e, brevemente, em 1993, hoje a banda é formada por Paice, Gillan, Glover, o guitarrista Steve Morse (desde 1994) e o tecladista Don Airey (entrou em 2002 após o afastamento de Jon Lord). Com  mais de 100 milhões de álbuns vendidos ao redor do mundo, o seu primeiro single foi “Hush”.

Black Sabbath

No ano que o single acima foi lançado em 1968, também foi o ano que guitarrista e principal compositor Tony Iommi,  baixista e principal letrista Geezer Butler, vocalista Ozzy Osbourne e o baterista Bill Ward, formaram a banda Black Sabbath. A formação original teve seu fim em 1979 com a demissão de Osbourne, ela também passou por diversas mudanças de integrantes durante as décadas de 80 e 90, até chegarmos na turnê de despedida, “The End Tour“, que passou pelo Brasil, no ano passado. Considerada pela MTV, como a maior banda de heavy metal de todos os tempos, e ocupando a 85ª posição como os  “100 maiores artistas de todos os tempos” da revista Rolling Stones, a banda vendeu mais de 70 milhões de discos. Indicados três vezes ao Grammy Award, na categoria Melhor Performance de Metal, eles venceram duas vezes, com “Iron Men” (1999) e “God Is Dead?” (2014).

Motörhead

Em junho de 75 surgia a Motörhead que, ao longo dos anos, lançou 22 álbuns de estúdio, 10 gravações ao vivo, 12 compilações e 5 EPs. Com letras que geralmente abordam temas como guerra, o bem contra o mal, abuso de poder, sexo promíscuo, abuso de drogas e, sobretudo, os jogos de azar, a banda britânica que realizou uma espécie de fusão entre o heavy metal e o punk rock, fez com que se tornassem os pioneiros do speed metal e do thrash metal. Desde sua formação o único integrante a permanecer todos os anos no trio foi o baixista, cantor e compositor Ian Fraser Kilmister, conhecido profissionalmente por Lemmy. Ele foi o líder do Motörhead até dezembro 2015 quando, infelizmente, faleceu e o baterista Mikkey Dee anunciou oficialmente que a banda havia chegado ao fim.

Iron Maiden

Também em 75 surgia a banda que se tornaria uma das pioneiras do movimento musical que ficou conhecido como NWOBHM (Nova Onda do Heavy Metal Britânico). Estamos falando da Iron Maiden, que ganhou esse nome por conta do instrumento de tortura medieval também conhecido como “Dama de Ferro”. Com décadas de existência, e depois de alcançar o sucesso mundial em 82, a banda tem 16 álbuns de estúdio, 6 álbuns ao vivo e diversos compactos, tendo vendido mais de 90 milhões de álbuns mundialmente, e muitos certificados de ouro e platina.  A formação original da banda era Steve Harris e Paul Day (vocal), Dave Sullivan e Terry Rance (guitarras) e Ron Matthews (bateria) e hoje é formada por Steve Harris (baixo, vocal de apoio e teclado), Dave Murray (guitarra), Adrian Smith (guitarra e vocal de apoio), Bruce Dickinson (vocal), Nicko McBrain (bateria) e Janick Gers (guitarra).

Slayer

Ao contrário de todas as banda anteriores, nossa próxima selecionada não é britânica, e sim norte americana. Slayer foi formada em 1981 pelos guitarristas Jeff Hanneman e Kerry King, mas só ganhou notoriedade a partir de 1986, com o álbum “Reign in Blood. Oriunda do trash metal, subgênero do heavy metal, as letras e arte dos álbuns se baseiam em temas como socialmente polêmicos como serial killers, satanismo, religião e a guerra. A escolha dessa vertente gerou diversos problemas a banda, como proibições de álbuns, processos judiciais e muitas críticas de grupos religiosos. Com 2 álbuns ao vivo, 18 singles, 2 EPs, 11 álbuns de estúdio e 36 anos de carreira, Slayer já foi nomeada cinco vezes ao Grammy, na categoria melhor Performance de Metal, ganhando em 2007, com a canção “Eyes of the Insane“, e em 2008 com “Final Six“.

Metallica

E chegando a última banda e música da nossa seleção, também temos uma banda norte americana, o Metallica (a minha banda preferida da lista). Formada em 81, passou por algumas mudanças ao longo dos anos sendo hoje formada pelos fundadores Ulrich (bateria) e Hetfield (vocal e guitarra base), o guitarrista Kirk Hammett (que se juntou à banda em 1983), e o baixista Robert Trujillo (desde 2003). Metallica já lançou 10 álbuns de estúdio, 4 álbuns ao vivo, 10 álbuns de vídeo, além de terem criado sua própria gravadora, a Blackened Recordings, em 2012, adquirindo os direitos de todos os seus álbuns antecessores de estúdio. Com algumas controvérsias na carreira, eles já fizeram mais de 15 shows no Brasil, são uma das mais bem sucedidas bandas de rock e vencedores de 8 Grammys. Entre os inúmeros hits, um dos mais populares é “One”.

Obviamente outras bandas poderiam entrar na lista, mas, aqui estão algumas das mais importantes dentro da história do Heavy Metal. Com essa injeção de Rock ‘n’ Roll na veia ficamos por aqui com aquele cheiro, aquele abraço e aquele beijo. Até semana que vem!


¹Trecho tirado da descrição de Heavy Metal no site Wikipédia.