Desde que surgiram as primeiras imagens do filme Vingadores: Guerra infinita  o grande vilão da história chamou atenção pelo seu acessório peculiar. A manopla de Thanos, com as joias do infinito, gerou todo tipo de teoria. Mas afinal, o que são, para que servem e acima de tudo, onde estão essas poderosas gemas?

Thanos e sua manopla

A primeira a aparecer foi a Joia do Espaço. Para quem não lembra, ela que dava poder ao Tessaract e está até hoje no interior do mesmo. O objeto de contenção apareceu nos filmes: Capitão América: O Primeiro Vingador” e Os Vingadores”. Atualmente, o cubo com a gema está na nave Asgardiana com Loki. Antes, esteve com Odin (até 965), Vigia da Igreja (1942). Caveira Vermelha e a Hidra (1942-1945), S.H.I.E.L.D. (1945-2012), Loki (2012), Heimdall em Asgard (2012-2017) quando Thor lhe entrega ao final do filme “vingadores”. De cor azul, essa joia do infinito tem o poder de “teletransportar”, acesso instantâneo a qualquer lugar do universo. Também pode ser usada para criar armas, como quando foi potencializada por Loki.

Loki esteve envolvido com outra gema, a joia da mente. Essa ficava no seu cetro e tinha o poder de controlar a mente de qualquer pessoa e obrigá-lo a obedecer seus comandos. Além disso, a pedra aumenta a inteligência de quem a carrega. De cor amarela, ela também pode ser usada para criar armas e inteligência artificial. Hoje, está em posse do Visão na Terra. Anteriormente, seus possuidores foram Thanos (até 2012), Loki (2012), S.H.I.E.L.D. (2012-2014), Hidra (2014-2015), Vingadores (2015) e Ultron (2015).  Aliás, foi o filme Vingadores: Era de Ultron que trouxe essa gema para nosso conhecimento.

Cetro do Loki e Visão

A joia da realidade, também conhecida como éter, é de cor vermelha. Ela surgiu no  MCU no filme “Thor: O Mundo Sombrio”. Sua aparência é como se fosse um líquido escuro e pode ser absorvida por um hospedeiro, como vimos acontecer com Jane Foster, garantindo força e poder quase ilimitados. Essa gema se encontra atualmente no museu do colecionador. Seus antigos possuidores foram Malekith (até 2987 a.C.), Bor (2987 a.C.), Jane Foster (2013), Malekith (2013) e Asgard (2013).

 O orbe, ou joia do poder, tem a coloração roxa. Atualmente, está guardada no cofre das Tropas Nova em Xandar. Essa joia pode ser vista na manopla de Thanos no trailer do novo filme, o que indica que algo possa ter acontecido com a Nova Corp. A gema tem um alto poder destrutivo e pode extinguir um planeta inteiro. Podemos ver parte do seu pdoer no filme “Guardiões da Galáxia”. Thanos deixou a joia a encargo de Ronan, o acusador. Ronan cheou bem perto de eliminar Xandar do ampa, mas foi impedido por Peter Quill e seus amigos numa das cenas mais épicas de todos os filmes. Seus detentores anteriores foram Planeta Morag (até 2014), Peter Quill (2014), Guardiões da Galáxia (2014) e Ronan, o Acusador (2014).

De cor verde, a joia do tempo está nas mãos de outro herói da Marvel. Contida dentro do olho de Agamotto, a gema está no poder do Doutor Estranho. Guardada com ele no Santum Sactorum, foi com ela que ele pode barganhar. Esse pingente foi justamente criado por Agamotto (o primeiro Mago Supremo) para conter e abrigar o poder da Joia do Tempo. Se souber controlar seu poder, é possível manipular a linha do tempo da forma desejada e até criar loops temporais. Antes de Stephen Stange, a joia esteve apenas com Agamotto e com a Anciã.

De todas as joias, temos uma que ainda não sabemos ao certo. A Joia da alma, de cor laranja, e não tem localização conhecida. Rumores indicam que estaria na África. Wakanda e seus habitantes vêm ganhando importância nos últimos filmes, culminando no filme solo do Pantera Negra. A pedra pode ser usada para controlar qualquer forma de vida no universo. Supostamente, ela dá a quem a possui o poder de roubar, manipular e alterar almas, seja dos vivos ou mesmo dos mortos. Nos quadrinhos, ela está em poder de Adam Warlock. Esse personagem pode ter sido um easter egg dos filmes dos Guardiões da Galáxia.

O fato é que Thanos é um super vilão e os filmes prometem muita ação. Todo universo cinematográfico da Marvel acaba se conectando através dessas joias do infinito. Estamos todos ansiosos para saber se a manopla ficará completa e quem vai sobreviver a esse confronto.