“Ser livre para experimentar: a beleza que não segue os padrões de gênero” é o tema do próximo “Superbonita”. No episódio, Karol Conka recebe o cantor Jaloo, que se considera um eterno mutante, para um bate papo sobre sua natureza fluida. “A partir do momento em que entrei no mundo da arte, comecei a me desconstruir e a assumir a pessoa que realmente sou. Hoje me considero andrógeno, mas vivo em constante mudança, então não sei o que o futuro me reserva”, diz. A atração vai ao ar na próxima segunda-feira (24), às 21h, no GNT.

Fora do estúdio, em São Paulo, a apresentadora encontra a MC Linn da Quebrada. Autêntica, talentosa e com uma beleza fora dos padrões, a cantora tem um posicionamento forte e busca sempre dar voz a um discurso que ainda não é tão debatido no Brasil. “Aos 17 anos, no salão de beleza em que trabalhava, pedi a umas das cabelereiras, que era travesti, para me montar. Ali experimentei esteticamente, pela primeira vez, uma outra postura, outra possibilidade. Foi nesse momento que percebi quantas mais eu poderia ser”, lembra.

O artista plástico Yollanda Maakeo é outro exemplo de pessoa singular. O designer, que se mudou para São Paulo em busca de maior liberdade de expressão, conta que, mesmo longe de casa, demorou para se libertar. Somente com o tempo ele foi se sentindo mais confortável para sair do visual normativo e externar o que sentia por dentro.

“Pelo ambiente em que vivia, eu costumava a me limitar muito. Tinha medo de chamar a atenção. Quando mais novo, tinha dias que acordava sem saber se eu era menino ou menina. Me identificava bem mais com o que as garotas faziam. Eu era recriminado por ser um garoto que gostava de brincar de boneca. Me sentia perdido: se eu gosto das coisas que elas estão fazendo, será que também sou uma menina ou um menino com defeito? ”, revela.

Ainda no episódio, o psicanalista Abílio Ribeiro discorre mais sobre a construção da identidade de cada um e a importância de discutir o assunto na sociedade atual. Já Guilherme Rocker, influenciador digital, dá sua dica de look andrógeno.

Após a exibição na TV, os episódios dos programas estarão disponíveis para o assinante a qualquer hora, em qualquer lugar. Basta acessar o GNT Play.