Quem nunca se divertiu vendo Kate Hudson em comédias românticas na TV? A atriz de “Como Perder um Homem em 10 dias”, no entanto, tem mais cartas na manga do que seu carisma exacerbado que estamos acostumados no cinema.

Kate Hudson, de 37 anos, junto com dois sócios, Don Ressler e Adam Goldenberg, fundaram em 2013 a Fabletics, uma marca de fashion fitness. O resultado foi bem além do esperado graças ao pioneirismo que faltava nesse segmento da moda. A Fabletics vem crescendo 35% a cada ano – média acima dos concorrentes – e hoje é avaliada em 250 milhões de dólares, com apenas 3 anos de vida. O sucesso fitness ganhou destaque na Forbes, no mundo da moda e dos negócios.

(Foto: Divulgação/Fabletics)

Mas o que a Fabletics trouxe de inovação?

É de se esperar que algo lançado por uma celebridade seja rotulado como um sonho de consumo praticamente impossível devido aos preços exorbitantes. Mas Kate Hudson e seus sócios propuseram algo diferente: produtos de qualidade (igual ou superior aos de marcas famosas) por um preço acessível. E a combinação funciona devido ao formato adotado pela Fabletics: o sistema de membership, ainda não existente no mercado de fashion fitness.

Você assina um pacote mensal e torna-se membro da marca, podendo escolher diversas peças até atingir o valor de sua assinatura. No meses que não quiser, pode cancelar a cobrança até o quinto dia. A proposta parece funcionar e fazer sucesso, uma vez que a Fabletics já conta com mais de um milhão de membros. Kate Hudson e seu irmão, Oliver Hudson, ainda lançaram uma nova marca do grupo em 2015, a FL2, voltada para o público masculino.

Mas nem tudo são flores para Kate e seus sócios. Uma enxurrada de críticas negativas, incluindo da popstar Cher, está dominando o mundo virtual. Os usuários reclamam, na maioria das vezes, sobre a dificuldade de cancelarem suas assinaturas, ou mesmo de terem se tornado membros VIPs sem desejarem. Cher usou seu twitter para reclamar da marca, enquanto Hudson tentou amenizar em algumas declarações de que não é possível agradar a todos, mesmo que a marca tenha sido desenhada para atender a todos os tipos de mulheres, independente de idade, raça, medidas, gostos, etc. Ela reforça, ainda, que o sistema de membership é bem detalhado no site e feito para que a marca conheça seus clientes individualmente, podendo oferecer exatamente o que eles gostam e desejam.

Enquanto as críticas negativas continuam aparecendo de forma avassaladora, a Fabletics parece não recuar e continua sendo uma febre entre os assíduos por atividades físicas e moda. A marca conta com 16 lojas espalhadas pelos Estados Unidos e é queridinha de diversas celebridades, como Emma Roberts, Ashley Benson, Vanessa Hudgens, Kendal Jenner, Nikki Reed e, inclusive, Jennifer Aniston, flagrada algumas vezes se exercitando com roupas da Fabletics.

Kate Hudson em um evento da Fabletics (Foto: Divulgação/Just Jared)