Em 28 de abril, sai para PC, PlayStation 4 e Xbox One o inédito “Little Nightmares”. O título lançado pela Bandai Namco e desenvolvido pelo Tarsier Studios combina elementos de plataforma e clima sombrio, lembrando bastante Limbo e a série Oddworld, sobre a qual já falamos aqui.

O protagonista é Six, uma menina que precisa escapar dos perigos do misterioso Maw, de onde ninguém jamais voltou. Lá funciona uma espécie de restaurante, com uma vasta clientela de almas perdidas, e onde os perigosos Chefs Gêmeos criam suas receitas de ingredientes de origem… suspeita. Há também outros personagens, aliados e inimigos, vagando neste mundo obscuro, como O Zelador e os Nomos.

No que temos de revelado até agora, destaca-se a estética do jogo: gráficos bem feitos e um universo que parece uma perturbadora pintura viva. O design dos personagens vai da simples, mas simbólica capa amarela da protagonista, até os subversivos detalhes nos vilões que pudemos ver até então.

A grande inspiração em “Little Nightmares” é o elemento da vulnerabilidade durante a infância, bem representada na diferença de tamanho de Six para os monstros. Como uma personagem sem muito mais força física, ela precisa usar de sua astúcia para passar despercebida e muitas vezes fugir dos perigos que se apresentarão.

Como Little Nightmares surgiu

O estúdio sueco Tarsier, que já tem no currículo “Little Big Planet”, lançou em 2012 uma demo técnica chamada “Casa de Bonecas”. Nela, o jogador tinha a visão lateral e externa de um prédio podendo ajustar o ângulo e dando zoom nos diferentes cômodos. O projeto trazia um clima sinistro e havia cativado a equipe. Mesmo assim, a promissora demo foi abandonada.

Nos meses seguintes, outras ideias, de diferentes funcionários surgiriam: rascunhos de construções, personagens deformados e a vontade de contar uma história que deixasse o jogador “livre para explorar e abandonado para sentir medo”.

Reunindo as ideias que surgiram a um projeto quase esquecido, a equipe 00 conseguiu conquistar os gigantes da Bandai Namco, viabilizando o game a ser lançado.

Como aperitivo para os novos clientes da Maw, você pode jogar uma demonstração interativa do game, pelo próprio navegador. Nela, você deve ajudar Six a escapar da Cozinha e ganhar um pequeno add-on para o jogo completo. Clique aqui para testar.

Quem se interessar por “Little Nightmares”, já em pré-venda, pode adquiri-lo pela página oficial.