Parece que o ano vai ser bastante movimentado para a dupla Literatura + Cinema. Mas, apesar de compartilharem do mesmo ponto de vista artístico, os canais são bem diferentes. Na história escrita, o leitor imagina os personagens, os cheiros, olhares, toques, sensações através da descrição do autor. Já  no cinema a relação é completamente visual. Então, as entrelinhas apresentadas na literatura serão compreendidas de forma visual nas telas. E aí, quando conseguimos juntar as duas formas, fica melhor ainda, não é?!

Por isso, hoje preparamos uma lista com oito livros que foram adaptados para o cinema e que chegam este ano às telonas. Então, fique atento às estreias. E se ainda não leu algum livro que estamos indicando, aproveite que essa é a hora!!

Maze Runner – a cura mortal, de James Dashner (Death cure)


Este é o terceiro livro da saga Maze Runner. Dessa vez, o protagonista Thomas tem a missão de encontrar a cura para uma doença mortal e também de achar a saída do labirinto para dar adeus à cidade. No cinema, seguindo os outros filmes, o ator Dylan O’Brien continua no papel principal. A estreia está marcada para o próximo dia 25.

Uma dobra no tempo, de Madeleine L’Engle


Com estreia prevista para Março, “Uma dobra no tempo” vai ganhar sua versão para os cinemas sob a direção dos estúdios Disney. Na telona, os protagonistas da história, que mistura elementos de suspense e sci-fi, serão vividos por Reese Whiterspoon, Oprah Winfrey e Chris Pine.

Cadê você, Bernadette?, de Maria Semple


O best-seller de Maria Semple conta a história de Bee, uma menina de 15 anos, que está à procura de sua mãe que simplesmente desapareceu. Bernadette, é uma arquiteta que sofre de agorafobia – medo de estar no meio de multidões – e antes de fazer uma viagem com sua família, some sem deixar pistas. Na adaptação para o cinema, o roteiro está nas mãos de Scott Neustadter and Michael H. Weber, dupla responsável por “500 Dias com ela” e a direção por conta de Richard Link, de “Boyhood: Da infância à juventude “. Bernadette será interpretada pela atriz Cate Blanchett.

Jogador n°01, de Ernest Cline 


A trama se passa no futuro de 2044 e conta a história do adolescente Wade Watts, que acaba ficando preso na realidade virtual do jogo Oasis.
O trailer da adaptação da narrativa foi lançado na Comic Con de San Diego este ano. A direção é de ninguém menos do que Steven Spielberg. A estreia nas telonas está marcada para 29 de março.

Simon vs. A agenda Homo Sapiens, de Becky Albertalli (Love, Simon)


Simon é um adolescente de 16 anos que tem dificuldades em revelar que é gay para seus pais e seus amigos. Essa adaptação para o cinema tem sido uma das mais esperadas pelo público brasileiro. A estreia está prevista para o primeiro semestre de 2018. No elenco estão Jennifer Garner, Josh Duhamel e Katherine Langford, a protagonista da série de sucesso “13 reasons why“.

Aniquilação, de Jeff Vandermeer 


Esse é o primeiro da trilogia “Comando Sul“. A adaptação do livro de Jeff Vandermeer chega em fevereiro aos cinemas. A direção será de Alex Garland, do filme “Ex-machina”. O longa conta ainda com a vencedora do Oscar Natalie Portman e também com a atriz Gina Rodriguez, famosa por protagonizar o seriado “Jane, the virgin“.

Horse Soldiers, de Doug Stanton (12 heróis) 


O próximo filme da nossa lista foi inspirado na obra “Horse Soldiers: The  Extraordinary Story of a Band of US Soldiers Who Rode to Victory in Afghanistan“. O livro de Doug Stanton, que ainda não foi traduzido para o português, narra os eventos que seguiram os atentados terroristas de 11 de setembro. Com estreia marcada para o próximo dia 23, o filme vai se chamar “12 Heróis” e terá Chris Hemsworth no elenco.

Roleta russa, de Jason Matthews (Operação Red Sparrow) 


A trama conta a história da bailarina Dominika Egorova, que é vítima de uma sabotagem. Após perder o pai, ela entra para o serviço secreto da Rússia, que tem seu tio como um dos principais líderes. O suspense “Roleta Russa” vai chegar aos cinemas com o nome “Operação Red Sparrow” e terá Jennifer Lawrence como protagonista. A estreia está marcada para 1° de Março de 2018 e promete intrigar o público com uma intensa história.

CLOSE
CLOSE