Nosso primeiro contato com os livros vem através da audição. Seja na cama, com os nossos pais abrindo um livro para nos apresentar uma nova aventura ou sentados no tapete da sala para ouvir nossas avós ou tios contando lendas ou histórias inventadas na hora, antes de aprender a ler, já temos uma noção de que existem mundos a serem explorados através da imaginação.

E depois de adultos, será que perdemos o interesse de escutar histórias? É claro, ler é maravilhoso. Poder imaginar as vozes e todo o cenário, folhear as páginas de um livro e sentir o cheiro, todo o processo de leitura é fantástico, mas já pensou em experimentar uma forma diferente de explorar esses universos?

O audiolivro é uma forma maravilhosa de viver essas histórias. Uma boa locução, com uma leitura correta e no clima das aventuras ou desventuras dos personagens, também ajuda e muito a embarcar na narrativa. Alguns adultos de hoje devem lembrar também de sua coleção de livros infantis que vinham acompanhados de fitas (sim, fitas cassete) dando-lhes dando a opção de poder escutar as histórias que podiam vir acompanhadas de muitas cantorias.

Outra coisa maravilhosa é que desse modo, pessoas com deficiência visual também podem ter acesso a essas histórias, sendo que muitos audiolivros são gravados exatamente para esse tipo de público.

É uma boa opção também para quando a vista estiver cansada para leitura e você quiser relaxar um pouco, é só colocar seu fone de ouvido e se jogar no sofá, cama ou poltrona preferida e ouvir. E o melhor é que muitos títulos podem ser encontrados no Youtube. Confira algumas dicas para se animar:

A tumba – H.P. Lovecraft 

Publicano no canal Conto um Conto, a história é narrada por Marcelo Fávaro. Com um timbre de voz forte e grave, o narrador dá o tom sombrio que o conto possui, aliado a um fundo musical de deixar o ouvinte arrepiado.

A cartomante – Machado de Assis

Leonardo Rossi dá voz ao conto de um dos maiores nomes da literatura brasileira: Machado de Assis. A voz de Leonardo lembra um pouco a de narradores de animações da TV Cultura (podendo provocar certa nostalgia em quem cresceu assistindo o canal) e com certeza vai te prender com sua maneira clara e precisa de contar a história. Se você já leu, vale a pena ouvir.

Farra no formigueiro  Liliana e Michele Lacocca

Essa é para os pequenos, mas duvidamos que os adultos vão deixar de prestar atenção na farra dessas formigas. O canal não cita o nome do narrador, que faz a leitura de forma divertida, dando ritmo a história mudando a entonação de acordo com os acontecimentos, fazendo as vozes dos personagens e até cantando. É bem curtinho e te deixa com gosto de quero mais.

A festa no céu – Angela Lago

Aqui é outra história infantil para provocar nostalgia nos adultos, que com certeza leram ou escutaram os pais ou a professora contar a história da tartaruga que ousou ir a uma festa no céu, exclusiva para bichos com asas.

E se você está querendo treinar seu inglês, o que não falta é opção nesse idioma. A variedade é grande, te permitindo encontrar Jane Austen, Edgar Allan Poe (de quem aliás, recomendamos o áudio dos poemas), Frances Hodgison Burnett (com os amados “O Jardim Secreto e “A Princesinha”), Agatha Christie e inúmeros autores. O tamanho dos áudios, é claro, irá depender do tamanho da história. Alguns são divididos em partes, mas também existem histórias curtas. O importante é se jogar na leitura, ou melhor, no áudio. Portanto, acomode-se, coloque os fones de ouvido (ou ligue a caixa de som, se for ouvir com alguém) e divirta-se.