O dia de hoje, 20 de novembro, é marcado pelo “Dia Nacional da Consciência Negra”, data escolhida por ser o aniversário de morte de Zumbi dos Palmares, líder do maior quilombo do Brasil, um dos maiores do mundo que, segundo a história, morreu defendendo o quilombo, seus moradores e o direito destes a liberdade. Esse, portanto, é um dia que representa a luta e resistência de negros e negras no Brasil, desde o período escravocrata, até hoje.

Para comemorar esta data, mais de 20 youtubers, em uma ação colaborativa, publicaram em seus canais, vídeos dos mais diversos formatos: vlog, entrevista, paródia e etc ;refletindo e se posicionando sobre questões como: o negro na sociedade, racismo, resistências, conquistas e o que ainda falta para a igualdade racial no Brasil.

O dia 20 de novembro é importante pois, além de pontuar simbolicamente a luta negra por igualdade, também reforça a importância da ancestralidade africana na formação cultural do nosso país. Os africanos que aqui chegaram, escravizados, colaboraram de forma decisiva para a historia do Brasil em aspectos político, social, gastronômico , religioso, entre outros.

Valorizar nossa história negra, nossos “heróis negros”, as mãos negras que construíram esse país, também faz parte da importância da celebração desta data, que impacta diretamente na autoestima da comunidade afro-brasileira.

Todas essas discussões não podem se restringir ao dia da “Consciência Negra” , porém, existir uma data para refletir, conscientizar, valorizar o povo negro, além de colocar em questão a desigualdade e a discriminação racial no Brasil, é uma maneira de reforçar o debate e a luta por um país mais justo.

Acreditando nisso, influenciadores, de diversas idades, etnias, sexualidades e abordagens, convidam todos e todas à acompanhar a playlist “Consciência Negra”.

Sobre os Youtubers

Canal Sapatão Amiga

Tema: Ser sapatão na favela e entrevista com uma amiga que é assistente social, lésbicas e ativista LGBT no Complexo do Alemão

Canal Spartakus Vlog

Tema: Cansei de falar de racismo – Representação do negro na mídia

Canal Abacaxi Azul

Tema: Tomada de Consciência e a objetificação da mulher negra

Canal Crespissimos Brasil

Tema: Empodere um negro! – Sobre empoderamento, auto-estima, dicas para cabelos afro e beleza.

Canal Energia Positiva

Tema: A descoberta da negritude – Valter Rege bate um papo com o escritor e Youtube Samuel de Paula Gomes e o jornalista Vagner Vital sobre o processo de descoberta da negritude.

Canal Pretinho mais que básico

Tema: Consciência Negra ou Consciência humana – O vídeo explana a ideia da real situação de negros e negras sociedade atual.

Canal Marias do Brejo

Tema: Mulheres negras históricas que lutaram e fizeram a diferença para nossa resistência!

Canal O que eu trouxe na bagagem

Tema: 4 intercâmbios gratuitos para negros

Canal Dialogay

Tema: Negra, Gorda, mãe e empoderada

Canal RPeriférico

Tema: Desigualdade social, questões lgbt e favela

Canal Ju Giampaoli

Tema: Racismo nas artes. Atores Negros no Brasil

Canal SOS Girls

Tema: Eu sou Luci Gonçalves – Sobre o nascimento do canal, a vida de Luci e preconceitos 

Canal Sorti

Tema: Sobre ser gay e negro – o canal mostra para as pessoas que sofrem preconceito na família ou fora de casa, que elas também possuem um lugar na sociedade.

Canal Um abadá para cada dia

Tema: ​Todo ano é a mesma coisa : Mil e um questionamento sobre o por quê de ser “Dia da Consciência Negra e não Dia da Consciência?

Canal Nathália Braga

Tema:“invenções de pessoas negras”, Nathália Braga lista algumas teorias e objetos que definitivamente são #CoisadePreto, mas a maioria das pessoas não sabe.

Canal Nada Contra

Tema: ​”Nada contra negros, mas…” – serão mostrados exemplos de frases usadas no cotidiano que são consideradas “normais pela sociedade”, mas que são racistas.

Canal AD. Junior

Tema: ​7 (sete) pontos que você precisa entender no dia da “Consciência Negra”.


A playlist está repleta de vídeos maravilhosos e que precisam ser vistos. Não são vídeos específicos somente para o dia da “Consciência Negra”, mas para trazer uma reflexão para vida. Acessem #YoutubeBlackBrasil e não se esqueçam de se inscrever nos canais, curtir e compartilhar os vídeos.