Quinta edição do evento acontece de 17 a 29 de maio, na cidade mineira de Tiradentes, discutindo a tolerância.

Estão abertas as inscrições para a quinta edição da “Mostra de Teatro Tiradentes em Cena”. O evento chega à sua quinta edição e trabalhará sob a ótica da tolerância para apresentar os mais diversos espetáculos entre os dias 19 e 27 de maio na bela cidade mineira. O edital e a ficha de inscrição estão disponíveis no site oficial até o dia 7 de abril.

“Queremos falar de diversidade, de diferenças e não há nada melhor do que exercitar a tolerância para lidar com tantas opiniões, tantos temas, enfim, tanta coisa diferente. Somos um festival que desde a primeira edição sempre misturamos gêneros, estilos, será um desafio interessante. Pretendemos provocar embates e ampliar o horizonte de quem faz e quem gosta de teatro” adianta Aline Garcia, idealizadora da mostra.

Além de democratizar o acesso à arte com toda a programação gratuita, o “Tiradentes em Cena” privilegia em sua curadoria espetáculos que consigam se adaptar a espaços alternativos, claro, sem perder a qualidade nem a intenção da peça. Ocupar os casarios, jardins, varandas, sobrados, praças, igrejas é o que dá o grande sentido ao Tiradentes em Cena. Aproveitar cada cenário natural de uma das cidades mais visitadas do País, além das apresentações que acontecem no Sesi Centro Cultural Yves Alves.

 A mostra é dividida em cinco cenas: 

Cena de Sucesso: Espetáculos teatrais com trajetória já reconhecida nacionalmente.

Cena Infantil: Espetáculos infantis, incluindo diversas linguagens como teatro de bonecos e teatro de sombras.

Cena Encontro: Espetáculos e performances de Tiradentes e cidades vizinhas.

Cena Paralela: Palestras, cursos, debates e mesas-redondas com os atores, diretores e produtores das peças apresentadas, bem como personalidades da área cultural, sempre com representantes da cultura local da cidade e entorno.

Cena Dança: a Cena de Dança do Tiradentes em Cena surge com a proposta de provocar encontros e expandir as possibilidades de diálogo com o público. Uma programação vibrante e heterogênea traz a efervescência de criadores de diferentes gerações, perfis e nacionalidades, expondo a pluralidade de suas obras.

Cena Inclusão: bairros que estão fora do centro históricos serão palco de espetáculos que incluam o morador

Sobre a Escolha do Tema “TOLERARE” 

Bom, já tínhamos o nosso norte. A DIVERSIDADE. Qual a ferramenta mais sábia para atingirmos o nirvana da convivência com a diversidade de maneira harmônica? A TOLERÂNCIA. Sem sombra de dúvidas, ela é a grande redescoberta do século 21, como afirmou Amos Oz. Engana-se quem confunde tolerância com passividade. Foi assim que chegamos à palavra tema da quinta edição do Tiradentes em Cena: TOLERARE. Mais do que significar “Levar” ou “suportar”, também significa “Combater”.

“Estamos vivendo num mundo cada vez mais cheio de opiniões e elas precisam ser respeitadas, por mais diferentes que sejam. Acho válido usar uma ferramenta como um festival de teatro para discutir questões essenciais para a sociedade. Certamente este tema nos trará um amplo repertório de peças e apresentações inusitadas” adianta Aline Garcia, idealizadora do Tiradentes em Cena.