O cinema muitas vezes retrata histórias de ficção baseadas em fatos, fantasias, contos, biografias, lições de vida, que também pode ser um importante instrumento de preservação histórica, retratando acontecimento históricos de difícil compreensão ou que facilmente são esquecidos pelo tempo e pelas circunstâncias.

E é sobre este importante legado do mercado cinematográfico que vamos tratar aqui. Afinal, estamos passando por um momento em nossa política que nem todos compreendem e conseguem refletir à luz de acontecimentos passados. E é pensando nisto que tem surgido obras que tratam sobre um assunto relevante: a política brasileira. Então, lá vão quatro indicações para quem tem interesse em se aprofundar sobre o tema:

Impeachment: O Brasil nas ruas

Um documentário dirigido por Paulo Moura e Beto Souza, declaradamente assumidos pró-impeachment e ex-petistas, foi realizado de forma independente. Contou com a colaboração de doações de ativistas através de “vaquinhas” online. Apresenta vídeos autênticos dos protestos que ocorreram antes do Impeachment da presidente Dilma Roulsself, além de entrevistas com pessoas responsáveis pelo ação e vários envolvidos durante todo o processo de julgamento. Sua pré-estreia foi em 31 de março, em uma sessão fechada na Federação do Comércio de São Paulo, e teve sua estreia aberta em 11 de maio. Contando com 60 minutos de duração, está circulando em poucas salas de cinema pelo Brasil.

Um domingo de 53 horas

Com direção de Cristiano Vieira e produção de Bruno Caldas, este documentário retrata a votação no Plenário da Câmara dos Deputados para aprovação do relatório pró-impeachment autorizando o Senado Federal a dar continuidade ao julgamento do Impeachment da Presidente Dilma. O longo processo de discussão, juntamento com as 6 horas seguidas de votação que resultou em quase 53 horas ininterruptas terminando em 17 de abril de 2016. Com grandiosa repercussão e cobertura por parte da imprensa, tornando-se um espetáculo. Também produzido sem patrocínio, o documentário, contrário do citado anteriormente, promete ser imparcial e mostrar os dois lados políticos: a turma pró-impeachment e a contra. Sem data prevista para estreia, o projeto ainda está em fase de produção, mas promete estar pronto no final de maio.

Real – O plano por trás da história

Um filme que retrata um acontecimento político passado, mas que ainda é muito atual e necessário para compreender melhor a crise política e econômica que o país vem enfrentando. De direção de Rodrigo Bittencourt, o filme é baseado no livro de Guilherme Fiúza, “3000 Dias do bunker: Um plano na cabeça e um país na mão” (2006), e conta com um rico elenco, entre eles: Emílio Orciollo Netto, Juliano Cazarré, Paolla Oliveira, Cássia Kiss, Tato Gabus Mendes, Bruno Giordano, entre outros. Com 106 minutos de duração, o drama está com estreia prevista para 25 de maio.

Polícia Federal: A lei é para todos 

Um filme que já vem causando polêmicas antes mesmo de concluído, com direção de Marcelo Antunez e produção de Tomislav Brazic, conta a história da investigação da Operação Lava Jato, até então inconclusiva e em andamento, porém, procura colocar um ponto de vista diferente: o da Polícia Federal. Orçado em 15 milhões, conta com consultoria especial da própria Polícia Federal e pretende contar sobre as investigações somente até o momento em que o ex-presidente Lula é levado de forma forçada para prestar depoimento para os Federais, em março de 2016, mas ainda é incerto se contará além disto ou não.

O elenco traz atores renomados e conhecidos globais: Ary Fontoura interpretando o ex-presidente Lula, Marcelo Serrado como o juíz Sérgio Moro, Flávia Alessandra no papel da delegada Erika Marena, dentre outros.

Com data prevista para estrear em 07 de setembro, o filme já foi alvo de investigações a respeito de possíveis ajudas ilegais da Polícia Federal para sua realização, além de se envolver em uma recente polêmica à respeito do uso de imagens feitas pela PF por ocasição da condução coercitiva de Lula ao prestar depoimento.

Mas, enfim, será preciso aguardar um pouco mais o desfecho desta história da vida real e o lançamento do filme para entender melhor toda esta trama.

E você, conhece algum outro filme que mereça entrar nessa lista? Divida com a gente.