Esqueça a Lapa, Zona Sul ou Barra da Tijuca. O novo polo gastronômico do Rio de Janeiro está em um lugar que você não imaginava, e pode não ser tão longe quanto você pensava. A quinze minutos da Barra, o bairro da Freguesia de Jacarepaguá vem se tornando uma parada obrigatória para os amantes da gastronomia. De hamburguerias, bares, food trucks, restaurantes de culinária japonesa à pizzarias e restaurantes temáticos, as opções parecem intermináveis. Até mesmo o McDonald’s que vai abrir na região promete ser o mais tecnológico da América Latina. Para não ficar perdido com tantas opções, a gente dá uma ajudinha separando as melhores:

Madame Surtô

O Madame mistura um bar, um restaurante, uma boate, uma champanheira e um karaokê em um só lugar. Além de ter banda de rock e DJ, o estabelecimento conta com ótimos drinks e petiscos a um preço justo, sem couvert artístico ou alguma taxa de entrada. O espaço é bem amplo, dando espaço para quem quer dançar, curtir um som ou simplesmente ficar conversando com os amigos. Mas, o mais legal do Madame Surtô é o seu cardápio de jogos. Isso mesmo, um cardápio de jogos que oferece aos clientes gratuitamente jogos como pega vareta, dominó, banco imobiliário e Imagem & Ação. Além disso, para os mais aventureiros tem a Roleta da Madame, um jogo parecido com a roleta do gorila no Banana Jack da Barra da Tijuca: rodando a roleta você tem a chance de ganhar um drink por conta da casa, mas também pode ter que pagar uma prenda. Lá os dias são temáticos: terça-feira é dia de comida mexicana, quarta é o festival de drinks, quinta é dia de champagne, sexta e sábado festa com Dj e Música ao vivo e domingo é dia de karaokê.

Hutt Burguer

O Hutt Burguer é primeira hamburgueria no Rio dedicada aos fãs de Star Wars. Com o nome em homenagem aos alienígena Jaba the Hutt, a hamburgueria tem a decoração toda temática. Os sanduíches são todos nomes inspirados em personagens da saga, como o Han-Burguer (pão de abóbora, mostarda de cerveja, cebola caramelizada, chipotle e angus Burger) ou o Chewietake (pão vegano, maionese de capim-limão, chitake empanado, picles de cenoura e ketchup de banana). Além disso, em alguns dias especiais, comemorativos de Star Wars, o Hutt Burguer promove encontros com os fãs dos filmes.

Revolution Pub

Decorado ao estilo dos pubs irlandeses, o Revolution Pub é dedicado aos fãs de rock. A especialidade da casa é o chopp e comidas típicas de pubs. Além disso, tem uma pista oficial de dardos. Terça-feira é a noite dos solteiros e da MPB, um dia com um título mais que adequado: Deu Match. Quarta é dia de futebol no telão e dose dupla de chopp. Quinta é a noite da Irlanda com comidas típicas, rock e cervejas especiais. Sexta é dia de rock e promoção de cerveja. Sábado mais rock e para fechar a semana: Game of Thrones no telão!

Boteco Original

O boteco da cerveja Original é provavelmente o bar mais aconchegante da região. Com uma decoração bem daqueles botequins tradicionais com azulejo na parede e anúncios de cerveja na parede. Mas o lugar passa bem longe de um pé sujo. Com um clima descontraído, todos os domingos o bar promove uma roda de samba bem animada. Nos outros dias o som ou é sertanejo, ou pagode ou mesmo samba. O cardápio conta com petiscos, pratos excecutivos e pizzas. Mas o forte do Boteco Original é a cerveja e a roda de samba.

Bar Badalado

O Bar Badalado tem um cardápio bem variado, desde petiscos, pratos executivos, massas, hambúrgueres e pizzas. Mas o bar consegue ter diversidade sem perder a qualidade: todos os seus pratos são impecáveis. Sua especialidade é, claro, a comida de boteco, mas tem até o “Badalado Fit”, com crisps de batata doce e linguini de abobrinha, para quem quer sair com os amigos sem sair da dieta. A comida é ótima, mas se for lá não esqueça de deixar espaço para a sobremesa. A melhor pedida da casa é o Picolado, um delicioso creme brulée de Nutella sapicado com morango e castanha, acompanhado de picolé Magnum.

A programação do Badalado não é tão legal quanto a do Madame, mas todos os dias tem música ao vivo tanto no almoço quanto no jantar. Além disso, terça-feira é dia de Karaokê, quarta dia de sertanejo, dose dupla de chopp e espetinho enquanto o futebol é transmitido, já domingo, a partir das 16h tem roda de samba.

Patifaria

O food truck da Tijuca ganhou um restaurante em Jacarepaguá. O campeão de 2016 do Burger Truck Festival tem 13 opções de hambúrgueres e 8 de steaks de carne além dos icedrinks, que são milk-shakes turbinados com Tequila, Saquê, Marula, Vodka e licores. Uma boa pedida é o hambúrguer #1, com 200 gramas de Carne de Angus no Pão Australiano, queijo cheddar, farofa de bacon e molho de cebola caramelizada. O Patifaria organiza alguns shows de música e stand-ups periodicamente, mas não são atrações fixas.

Ainda vale falar do Palatto, Cervejando, Barbecue, Serpentina e muitas outras opções para quem quer curtir a noite e sair do roteiro mais tradicional dos bares e restaurantes.