Todos sabemos que esse foi um ano corrido, até poucos dias parecia que ainda estávamos em janeiro. No começo, os dias foram passando devagar, um a um, mas quando percebemos já estávamos novamente nos preparando para as festas de fim de ano. E é exatamente nessa mesma época que começa a maior temporada de prêmios do cinema. Momento em que artistas, jornalistas, críticos e o público cinéfilo prestam mais atenção a esse que é uma das grandes maravilhas de todos os tempos.

A arte cinematográfica vem de mais de um século de tradição e, desde então, abraça e fabrica todos os tipos de filmes. Comédia, Suspense, Drama, Terror, Animação, Romance, Ação e por aí vai. Esses são só alguns dos mais de 30 que compõem a indústria do cinema, responsável por uma das maiores economias mundiais e por chamar a atenção de milhões de pessoas ao redor do globo.

Por isso, quando entra o segundo semestre de cada ano começam as especulações de quais serão os grandes filmes, as melhores atuações, quais produções vão se destacar mais e quais serão os grandes vencedores do Oscar do próximo ano.

Em meio a toda essa loucura, diferentes tipos de sites começam as suas apostas reconhecendo suas listas dos melhores entre os melhores. Entretanto nessa corrente, mesmo sendo apenas um bebê no meio de gigantes, a Woo! Magazine uniu sua base crítica, formada por jornalistas, cineastas, produtores e escritores, para listar os 15 melhores e piores filmes do ano de 2016.

Para sermos um pouco diferente, decidimos também escolher os melhores atores e as melhores atrizes de 2016. Lembrando que nessa lista não consta a grande parte dos filmes que concorreram ao Oscar desse ano. Decidimos por manter 97% dos filmes lançados realmente dentro de 2016. Apenas alguns foram lançados em 2015.

Eis então nossa lista:

Os melhores Filmes

15. Sully – O Herói

14. Florence – Quem é essa mulher?

13. Neruda

12. Rogue One

11. Anomalisa

10. Zootopia

9. Elle

8. A Bruxa

7. Demônio de Neon

6. Café Society

5. Animais Fantásticos e onde Habitam

4. Deadpool

3. Aquarius 

2. O Nascimento de uma Nação 

1. A chegada

Menções honrosas aos filmes “Mais Forte que o Mundo”, “Boi Neon”, ” e “O Homem nas Trevas” que fizeram um excelente trabalho.

Os Piores Filmes

15. O Último Virgem

14. Zoolander 2

13. Warcraft – O Primeiro Encontro dos dois mundos

12. Através das Sombras

11. O Filho Eterno

10. Ben Hur

9. Alice Através do Espelho

8. Batman Vs Superman

7. Herança de Sangue

6. O Caçador e a Rainha de Gelo

5. Independence Day: O Ressurgimento

4. Deuses do Egito

3. Porta dos Fundos

2. Cinquenta Tons de Preto

1. Esquadrão Suicida

Não podemos deixar de lembrar dos filmes “Xmen: Apocalipse”,Inferno” e “Satânico” pelo trabalho repetitivo e cansativo.

As melhores atuações

As Atrizes

5. Andrea Horta por “Elis”

4. “Meryl Streep por “Florence – Quem é essa mulher”

3. Amy Adams por “A Chegada”

2. Sonia Braga por “Aquarius”

1. Isabelle Huppert por “Elle”

Os Atores

5. Casey Affleck por “Manchester à beira mar”

4. Tom Hanks por “Sully – O Herói do Rio Hudson”

3. Jeff Bridges por “A Qualquer Custo”

2. Jake Gyllenhaal por “Animais Noturnos”

1. Ryan Reynolds por “Deadpool”


Com essa lista publicamos a última matéria do ano. Claro que alguns dos grandes filmes e/ou atores não entraram na seleção final, mas temos que lembrar que essa escolha veio por meio de votos e, nesse caso, tudo pode acontecer, não é mesmo!? Espero que tenham gostado, ainda vamos publicar a lista dos melhores de 2016 de acordo com o público e uma separada desse que vos escreve.

Espero que todos tenham um ótimo fim de ano e um 2017 repleto de boas energias. =)