Eu já expliquei aqui no Literando como funciona o Wattpad Hoje, vamos conversar sobre o maior prêmio da plataforma – que é, também, um dos maiores prêmios da literatura online: o  Wattys.

Os vencedores do ano de 2016 foram divulgados na última semana e provavelmente muita gente ficou se questionando o que era o prêmio e por que todos os vencedores agiram como se estivesse ganhando o Oscar, o Grammy ou o Nobel de Literatura.

“O Oscar, Clara? Me poupe”. Pode parecer exagero, mas a sensação é essa. Para início de conversa, o Wattys é o maior concurso online de escrita do mundo. E isso não é bondade minha, mas sim dados oficiais do site do Wattpad. Na edição deste ano, mais de 140 mil obras foram inscritas, das quais foram selecionadas algumas para compor os vencedores de 10 categorias. Para concorrer, a obra precisa ter tido capítulos postados no ano da premiação e estar com a etiqueta (tag) #Wattys2016.

A seleção dos premiados é feita em duas etapas: primeiramente o sistema faz uma análise combinada de dados e, posteriormente, os colaboradores do wattpad responsáveis pela seleção dão uma nota editorial geral. É através dessa combinação que as obras são selecionadas, considerando, é claro: conteúdo, criatividade, capa, frequência de postagens, bom uso da língua portuguesa e etc.

Todo ano as categorias encorpam e mudam um pouquinho de nome – ainda que o cerne continue o mesmo. Por exemplo, no Wattys2015, a categoria que elegia as histórias mais populares se chamava, exatamente, “As Mais Populares”. No Wattys desse ano, a categoria se chamou “Na Boca do Povo”, o que foi uma jogada engraçada e que trouxe o Wattys mais para perto dos leitores.

nabocadopovo

“E do que adianta ganhar o Wattys?” Pois bem! Ano passado, muitos dos livros vencedores receberam contatos de diversas editoras, convidando para publicação. Alguns autores aceitaram e os livros já estão tomando as livrarias. É o caso da Aimee Oliveira, autora premiada ano passado. Sua obra, Invisível, será lançada muito em breve pela Editora D’Plácido e com certeza conquistará as estantes de mais vendidos das livrarias – da mesma forma que conquistou mais de 2 milhões e meio de leituras online.

32155669-176-k51520

Para não falar sobre como o prêmio ajuda a aumentar a quantidade de leitores! Todo mundo sempre fica de olho na lista de vencedores e as leituras aumentam exponencialmente – seja porque as pessoas realmente gostaram, seja porque elas querem ver qual é o borogodó da obra, para que ela tenha sido uma das vencedoras. De todo modo, os números sobem muito! Normalmente, a quantidade de seguidores também.

E a obra ganha um selinho LINDO ❤

tietewatts

“Quais são as categorias?” Esse ano, como eu disse, as categorias mudaram um pouquinho de nome em comparação com 2015, mas elas foram:

Narrativa visual: Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras, mas este ano pode valer um prêmio Watty. A categoria narrativa visual reconhece as fantásticas obras que usam recursos audiovisuais embutidos para criar histórias originais, incluindo de quadrinhos a livros de receitas e tudo o que há no meio.

Inovação: Algumas histórias testam os limites. Seja um toque novo num gênero estabelecido ou o distanciamento total do que se conhece, este prêmio reconhece autores que exploram novos territórios.

Estreia Autoral: A primeira impressão é muito importante. Em 2016, alguns fantásticos escritores novos deixaram sua marca na comunidade Wattpad. Este Watty comemora grandes obras de autores que estrearam este ano.

Joias Escondidas: Você acha que a sua história passou despercebida? Pense novamente. Estamos sempre vasculhando o Wattpad em busca de diamantes brutos. Os Wattys não são exceção — desencavamos excelentes histórias que nossos leitores vão adorar.

Leituras Vorazes: Sabe aquelas histórias que fisgam os leitores do começo ao fim? Aquelas que você não consegue largar, mesmo quando está caindo de sono no meio de uma frase? Este prêmio vai para as histórias inscritas mais viciantes.

Na Boca do Povo: As histórias nesta categoria incendiaram a comunidade. Provocaram tantas conversas, debates e engajamento que chamaram a nossa atenção. Estas são aquelas histórias impossíveis de ignorar.

Edição de Colecionador: Os wattpadders são famosos por criar bibliotecas com as obras preferidas. As vencedoras nesta categoria são aquelas que a comunidade Wattpad adicionou com mais frequência. São histórias que inspiram o acúmulo — e não há nada errado com isso!

Nova Voz: Às vezes, os novos escritores escapam do radar. Mas não no Wattpad! Estamos de olhos abertos em busca de novos talentos, e este prêmio destaca alguns autores realmente talentosos que são novos na cena.

Preferidas dos funcionários: Este prêmio reconhece as histórias mais adoradas pela equipe da sede do Wattpad. Aqui na nossa sede, uma ótima história vai longe, e não faltam talentos para satisfazer nossos gostos ecléticos.

Voto Popular: No dia da votação, você nos informou suas histórias favoritas via Twitter. O Watty de voto popular vai para as histórias com o maior número de mensagens.

Para ver todos os vencedores, de todas as categorias, clique aqui.

“Gostei! Como faz para concorrer pro ano que vem?” Escreva no Wattpad durante o ano de 2017! Não esqueça de colocar a tag #wattys2017. Angarie leitores, interaja com eles, não deixe de publicar constantemente (pelo menos uma vez por semana!) e cruze os dedos! Os resultados são liberados, normalmente, em novembro.

Boa sorte! Nós nos vemos lá! 🙂

Por Clara Savelli