Atenção: o texto abaixo contém spoilers sobre o episódio piloto da quarta temporada de “How To Get Away With Murder”. Você foi avisado.

Após uma terceira temporada marcada pelo suspense em torno da morte de Wes (Alfie Enoch) e a aparente queda de Annalise Keating (Viola Davis), a quarta temporada de “How To Get Away With Murder” parece chegar para fazer justiça e dividir os “Keating – 5”. Acontece que, no episódio piloto, Annalise dá a eles o que tanto desejaram depois de três temporadas sendo cúmplices de tudo que ocorreu: liberdade.

A quarta temporada começa com o convite de Annalise à Michaela (Aja Naomi King), Asher (Matt McGorry), Connor (Jack Falahee) e Laurel (Karla Souza), para que a encontrem um restaurante. Com o velho recurso de voltar no tempo para explicar a trama, percebemos que Annalise se encontra no meio do processo que definirá se ainda pode advogar, uma vez que estava sobre uma condicional que a proibia de beber e acaba por descumprí-la, quando sua casa pega fogo.

A nova Annalise, que diz adeus aos horrores que passou na prisão depois de perder tudo, se mostra maternal, mas ao mesmo tempo muito culpada pelas situações que levaram a sua ruína. Assim, a personagem começa cuidando da demência de sua mãe, se abrindo emocionalmente para a irmã e ainda com um pé atrás com o pai.

How To Get Away With Murder - Annalise

A morte de Wes

A terceira temporada, que girou em torno da morte de Wes, terminou por revelar seu assassino, depois de algumas especulações por parte dos fãs. Inicialmente, acreditava-se que o assassino poderia ser Connor, pelas constantes rivalidades entre os dois sobre os crimes cometidos e também Frank (Charlie Weber) pelo envolvimento amoroso entre Wes e Laurel. No fim, descobre-se que o mandante do crime foi o pai de Laurel. Ele pede à Dominic, um “capanga”, que sufoca Wes até a morte e depois incendia a casa de Annalise.

Porém, esse péssimo final não fez o menor sentido. As expectativas de que o verdadeiro vilão fosse relevante pra série foram arruinadas. É incerto, como a temporada acabou de estrear, presumir que as dúvidas sobre a morte de Wes serão respondidas.

A “liberdade” dos Keating 5

Os Keating 5 (agora Keating 4) eram o grupo formado por alunos estagiários de Annalise. Laurel, Connor, Asher, Michaela e Wes, antes de sua morte.

No episódio piloto da quarta temporada, Annalise reune o grupo em um restaurante. Lá, eles encontram envelopes com seus nomes nos pratos. Annalise então revela – após notícias de todos do grupo – que no envelope contém cartas de referência. Sim, agora todos podem seguir seu próprio rumo.

How To Get Away With Murder - Connor

Enquanto alguns parecem felizes com a notícia, mais uma cena vem pra trazer mais questões a tona. Boonie (Liza Weil), que estava presente no jantar, era a única que não tinha uma carta no prato. Porém, Annalise também a entrega uma carta.

É difícil apostar se Annalise tem planos ao se isolar de todos ou se realmente precisa disso para se recompor após os trágicos acontecimentos. Sabemos, contudo, que outra narrativa vem para mostrar que ainda estaremos presos na morte de Wes.

Podemos esperar que algumas questões sejam respondidas, além de acompanhar o futuro dos personagens com um salto de três meses na história, chegando a mais uma narrativa inesperada. “How To Get Away With Murder” tem produção executiva de Shonda Rhimes e é necessário lembrar que as séries da Shonda são imprevisíveis. Podemos esperar de tudo.

“Aonde?”, diz o criador Peter Nowalk

O criador da série, Peter Nowalk, deu recentemente uma entrevista onde disse que nessa temporada, o foco não será em “quem matou quem”, como vem sido nas temporadas anteriores. Sem dizer muito, ele disse apenas que a grande pergunta é “aonde?” e nos leva a presumir que pode explicar a cena do final do episódio piloto, onde encontramos Laurel (após três meses), no hospital, perguntando continuamente a Frank onde está seu bebê.

“How To Get Away With Murder” é transmitido na ABC, todas as quintas às 23h. Aqui no Brasil, é transmitido pelo Canal Sony e também pode ser encontrado na netflix, com três temporadas.