Faça um show de sucessos, cante seus hits e conquiste o público

Ir a um show e saber cantar todas as músicas. Estar a poucos metros do artista e acompanhar a letra completa. Saber onde entra em cena uma respiração diferente, uma nota mais aguda, uma careta da interpretação. Isso tudo acontece em um show de sucessos. Diferente dos shows de turnês específicas, uma apresentação focada nos hits do artista tem essa empatia imediata com o público.

A sensação de ser fã e de estar por dentro da carreira do músico transforma a atmosfera da apresentação. Tanto para o público quanto para o artista. A impressão de ter propriedade para cantar em voz alta formando um coral com os demais presentes traz uma liberdade especial para o público. Sentindo-se à vontade diante do artista, a intimidade torna-se aparece. É como um impulso!

Geralmente, os shows de sucessos seguem uma linha de acústico. Uma musicalidade preparada para tal interação, com público e artista já sabendo o que acontecerá naquele espaço-tempo. Mas outras intenções também justificam o formato. A comemoração de datas redondas da carreira do artista é uma delas.

Festivais de música

Outro motivo bastante alegado e totalmente justificado são os shows de festival. Esse ano, por exemplo, tivemos mais uma edição do Rock in Rio aqui no Brasil e shows pensados e preparados com os hits dos artistas eram exatamente a expectativa do público. Em festivais, o público costuma ser heterogêneo. Tem gente que está lá para ver o primeiro artista da lineup; outros precisam esperar a sequência das apresentações para finalmente assistir quem realmente aguardava. Mas é fato que a atmosfera de um festival transforma as preferências musicais do público em um gosto comum pela Música. Apenas música!

Para tornar a experiência desse público incrível e satisfatória, os artistas preparam setlists com o objetivo de “cantar junto”. A ideia é passear por toda a carreira, agradando o público fiel e despertando curiosidade nos que acompanharam de longe, sabendo apenas os hits que tocavam incansavelmente nas rádios, festas ou redes sociais. O poder da música e de uma setlist bem pensada é tanto que, nesse caso, é totalmente possível agradar gregos e troianos!

Aniversário de carreira

Além dos festivais, vamos falar sobre a justificativa das datas comemorativas de carreira. Ao completar datas simbólicas de trajetória artística é quase uma tradição apresentações que relembrem os principais marcos desses anos todos. O público tem essa expectativa e faz contagem regressiva para tal. Espera-se ver no palco a performance do artista com seu primeiro sucesso tempos depois. Músicas que estiveram em trilhas sonoras. Canções estouradas no ano de lançamento. Anunciar um “show de sucessos” e ir para a estrada com ele é a possibilidade de fidelizar espectadores que conhecem apenas os hits, mas ficam curiosos pelas novidades.

De volta aos palcos

Um terceiro elemento que embasa um show de sucessos é o retorno do artista após tempos distante dos palcos. Ou ainda um respiro na carreira e na inspiração de quem vem há anos lançando inéditas. Tomemos o exemplo de Chico Buarque, que retornará aos palcos anos depois de tê-lo feito pela última vez. Chico optou por uma turnê inédita, sobre o disco “Caravanas”, recém lançado. Mas é sabida a expectativa do público de vê-lo cantar também sucessos indiscutíveis de sua carreira. Chico não apresentará um “show de sucessos”, mas está consciente dessa necessidade e expectativa.

Sucessos em cena

Maria Bethânia está nas estradas com o show “Grandes Sucessos”. Com mais de 50 anos de carreira e uma coleção de hits, ela traz uma coletânea para o palco. Mas deixa espaços para trazer novas interpretações, mostrando que não vive de passado, apesar de carregar um orgulho imenso de toda a sua história!

Ana Carolina, é mais uma “diva” da MPB que optou por apresentações nesse formato. Com quase 20 anos de carreira, não há quem não conheça uma composição da mineira. A voz e interpretação cheias de personalidade também não deixam dúvidas. Pautada por esse caminho de músicas populares, levando ao pé da letra a MPB que assina sua categoria musical, Ana conquista e reconquista seu público.

O fato é que não há público que resista a um refrão entoado em coro. Muito menos um artista que não se empolgue com a parceria da plateia. A fórmula do sucesso talvez seja exatamente os sucessos!