Já faz algum tempo, a Disney começou a pensar na possibilidade de desenvolver uma série com temática de futebol. Ao idealizar o projeto, o principal desafio era conseguir contar uma história sobre futebol na qual houvesse cenas de jogadas e partidas narrativamente potentes, esteticamente eficazes e ajustadas aos tempos televisivos.

Com essa finalidade, a Disney formou uma equipe – formada pela produtora especializada em esportes, Pegsa, Pol-ka e a equipe de desenvolvimento e produção da Disney – para reunir esses conceitos em uma história. Quem também participou desse desafio como parte dessa equipe, na direção, foi Sebastián Pivotto.

“Acho que o futebol é o esporte mais difícil de contar visualmente para que seja atrativo para o espectador. As referências mais fortes que temos são as propagandas das grandes marcas esportivas. Elas marcaram tendência e foram o nosso exemplo a ser seguido, obviamente adaptadas à narrativa e tempos televisivos. A ideia é que o telespectador sinta que está dentro do jogo, vibrando como um jogador a mais, como se estivesse jogando dentro de sua casa em um console de videogame”, explica o diretor de O11ZE.

Já a Disney, enfatizou o tempo todo a veracidade das cenas de futebol. Embora os personagens tenham grande habilidade para o esporte, em nenhum momento se quis mostrá-los como “super-heróis” do futebol. “Há o uso de efeitos visuais nas cenas dos jogos, mas a ideia sempre foi que parecessem reais. Se havia algum momento mágico, devia estar dentro da ordem do verossímil. Os rapazes não fazem jogadas que o Lionel Messi ou o Cristiano Ronaldo não poderiam fazer. Em O11ZE, tudo parece real”, esclarece Pivotto.

Por outro lado, Pivotto conta que, desde o primeiro momento, sentia que o programa deveria ter um dinamismo muito grande. Victoria Panero, diretora de fotografia, concordou: “O princípio que deveria nortear a identidade visual de O11ZE era o da atualidade. O público ao qual se dirige a série tem uma visão ágil e isso tinha que ser refletido”. A paleta de cores do mundo de O11ZE quebra os tons contrastantes e saturados, de cores primárias, que habitualmente são associados aos programas infantis. “Nesta série, todos os tons estão um pouco deslocados na escala de cores”, aponta Panero. Assim, trabalhou-se com o apoio das áreas de arte e vestuário para transferir esse espírito aos diferentes elementos, desde as locações e a cenografia até a vestimenta dos personagens.

Também se procurou dinamismo no tom das atuações. “O espírito ágil e veloz das partidas de futebol tinha que se voltar para as cenas fora do campo”, comenta. Assim, apareceu o humor como elemento-chave na narração. “Junto com Verónica Pelaccini, a coach de atores, trabalhamos muito na fase de ensaios para que o elenco tivesse um forte tom cômico em suas interpretações. O humor é um elemento importante na série e essa sempre foi a nossa intenção”, destaca Pivotto.

NASCE UM ELENCO

O11ZE conta com um elenco jovem internacional, selecionado durante um longo processo de testes em diferentes pontos da América Latina. As equipes de talentos, desenvolvimento e produção da Disney, com o apoio de Pivotto, trabalharam para encontrar os atores ideais para formar Os Falcões Dourados, time de futebol da série. “Estávamos procurando rapazes que não só pudessem atuar como também jogassem bem futebol. Isso tornava tudo mais difícil. Em muitos casos, priorizamos mais o frescor de um jovem talento do que a sua experiência como ator”, comenta Pivotto.

Uma vez que foram selecionados, Pelaccini, Pivotto e a produção trabalharam ativamente para que o elenco estivesse em sintonia e funcionasse realmente como um time. Para isso, houve uma extensa fase de ensaios e oficinas de atores, nas quais os atores trabalharam as cenas de forma individual e coletiva, polindo os personagens ao longo dos capítulos. Esse período enriqueceu muito o trabalho de cada um e deu frutos no set, onde se aproveitou ao máximo tudo o que foi preparado previamente.

VAMOS AO TREINAMENTO

No campo esportivo, o trabalho com os atores também foi extenso. Por um lado, a partir dos roteiros e na concepção de cada personagem, foi necessário delinear um estilo de jogo para cada um, uma “personalidade futebolística” que deveria estar o tempo todo presente no campo e se evidenciar nas jogadas. “Procuramos dar uma história de fundo a cada personagem, tanto para os Falcões quanto para os times rivais. Embora não se baseiem diretamente em jogadores reais, como Ronaldo ou Messi, essas referências estiveram presentes, principalmente porque o público que assiste a série está familiarizado com essas personalidades. São verossímeis porque existem no mundo real”, destaca Amílcar Hernández, assessor de conteúdo da Pegsa para O11ZE.

Para preparar os atores no futebol, a Disney trabalhou com uma equipe de treinamento profissional, composta por um diretor técnico e preparadores físicos. Eles foram os responsáveis por treinar os diferentes jogadores, conforme suas posições no time. Além disso, montaram rotinas para o elenco, que envolveram desde exercícios físicos até o tipo de dieta e os cuidados do corpo que eles deveriam ter para se preservarem durante a fase de gravações. “Eles tinham que se preparar dia a dia para chegar em forma às cenas de jogos e a única maneira de conseguir isso era com uma rotina que os mantivesse hidratados, adequadamente alimentados e muscularmente cuidados”, explica Hernández.

Essa equipe também contribuiu para incluir nos roteiros conversas e situações de treinamento verossímeis. Também era importante que a preparação dos jogadores fosse explicada em cena, de forma que os pequenos espectadores fossem testemunhas dos processos para preparar adequadamente os jogadores. Por outro lado, elementos tecnológicos envolvidos atualmente na preparação dos jogadores – como o monitoramento de ação/reação e a contagem de batimentos cardíacos, entre outros – também surgiram do input da equipe de assessoria esportiva.

CRIANDO OS MUNDOS DE O11ZE

A história de O11ZE se desenrola em contextos tão diversos quanto um pequeno povoado parado no tempo, um campo de futebol que não deixa nada a desejar para os profissionais e um instituto acadêmico com uma estrutura impactante. A equipe de direção de arte trabalhou intensamente com a Disney para dar vida a cada um destes espaços de ficção.

Encontrar a locação perfeita para recriar Álamo Seco, o pequeno povoado de onde vem Gabo, não foi tarefa fácil. Inicialmente, o plano era gravar os diferentes pontos do povoado (a escola, o campo, a delegacia etc.) em diferentes regiões porque nenhuma tinha as condições necessárias para gravar tudo… até que um dia houve uma mudança inesperada na pré-produção. A equipe chegou à região de Vagués, na província de Buenos Aires, e

imediatamente conseguiu visualizar a história ali. Era o povoado perfeito para gravar todas as cenas. “Quando cheguei, o local me mostrou o que tinha que fazer, como tinha que dar vida aos momentos que se desenrolam em Álamo Seco. Em um instante, todas as peças do quebra-cabeça encaixaram perfeitamente”, lembra Pivotto.

A delegacia, a escola, o campo e outros espaços de Álamo Seco que aparecem no início da série foram gravados nesses lugares reais de Vagués. Fernando Brun, o diretor de arte, garante que a fase de gravações nessa região foi uma das experiências mais gratificantes: “Foi muito lindo entrar em contato com as pessoas do povoado e compartilhar esses dias com eles. Elas nos abriram as portas com muito entusiasmo”.

As cenas no campo de futebol foram gravadas no Club Champagnat, em um campo de rúgbi que teve que ser completamente transformado. As traves em formato de “H” do rúgbi foram camufladas com banners e, diante deles, foram colocadas traves de futebol. Na grama foi preciso mudar a marcação do campo, já que esta é diferente nos dois esportes.

Em estúdio, foram construídos os espaços do Instituto Acadêmico Desportivo (IAD): um hall central, uma sala de aula, uma sala de professores, uma diretoria, uma cafeteria, um laboratório esportivo, um vestiário e o dormitório onde moram Gabo, Ricky e Dedé, os três estudantes bolsistas provenientes de três países diferentes e que ficam hospedados no instituto. “No IAD, trabalhamos os espaços com um estilo minimalista, com pouca decoração. Praticamente não há sinalização e a que existe se baseia em símbolos. Não há letras nem palavras”, explica Brun. O único espaço em estúdio que sai dessa estética é o dormitório de Gabo, Ricky e Dedé, onde se procurou refletir as personalidades dos rapazes através dos objetos que ali se encontram. “O quarto onde eles moram conta um pouco sobre cada um, o que trazem de seus países”, acrescenta Brun.

Uma particularidade do estúdio do IAD é que, diferentemente da maioria dos cenários de televisão, ele tem teto. Essa característica permite um maior jogo de focos de câmera e faz com que as cenas pareçam mais realistas.

VESTIR A CAMISETA

O processo de criação da camiseta de Os Falcões Dourados, time do IAD, foi um grande desafio. Para desenvolvê-la, a Disney convocou o reconhecido design gráfico Martín Tibabuzo, um especialista no assunto, que desenhou as camisetas do River Plate e da seleção argentina. A Disney trabalhou extensamente com Tibabuzo para chegar ao desenho atual da camiseta de Os Falcões Dourados e do time rival, As Águias Imperiais.

A partir disso veio o restante do vestuário esportivo da série, incluindo as chuteiras dos jogadores, que exibem diferentes modelos ao longo dos episódios. “Os looks dos jogadores de futebol europeus serviram como referência na hora de criar os estilos dos personagens. No entanto, sempre foi importante considerar que, neste caso, trata-se de rapazes jovens e, portanto, sua vestimenta deve ser coerente com a idade”, esclarece Paula Santos, responsável pelo vestuário.

A confecção das camisetas, dos shorts e das meias do time ficou sob a responsabilidade de fornecedores especializados em vestimenta esportiva.

Santos também participou do desenho do uniforme do time de vôlei do IAD, integrado, entre outras jogadoras, por Zoe e Martina, as duas protagonistas mulheres da série. “Como o time de vôlei pertence ao IAD, mesma instituição que a dos Falcões, o uniforme tem a mesma paleta de cores”, diz Santos, que também colaborou com o desenho da vestimenta das moças para que

refletisse suas personalidades antagônicas. “Zoe é mais descontraída em sua vestimenta. Mora com o pai e, embora seja feminina, não se veste de forma rebuscada. Martina é a capitã de vôlei e seu look tem uma forte marca esportiva. É sedutora, mas sempre há um elemento com referência esportiva em seus conjuntos”, descreve Santos.

TRANSMITIR A PAIXÃO

A equipe de realização de O11ZE concorda: a paixão pelo futebol da série vai ser contagiosa. Através de uma história atrativa, contada por personagens adoráveis, os pequenos espectadores vão sentir a emoção do futebol em cada episódio.

Pivotto arrisca: “É o esporte mais lindo do mundo e acho que vai cativar o público. Trabalhamos para cativar o público não só pelo futebol em si, mas pela história destes jovens que sonham ser jogadores de clubes importantes. O IAD é o lugar onde os seus sonhos se tornam realidade e, de alguma forma, fará os espectadores sonharem também”.

As gravações dos 80 episódios que compõem a primeira temporada de O11ZE começaram em fevereiro de 2016 e se estenderam por quase nove meses, com uma fase inicial de filmagem em locações externas de 11 semanas, um período em estúdio e 16 semanas e uma segunda fase de locações externas que durou nove semanas.