2017 também foi um ano repleto de novidades para o mundo literário. Obras para rir, chorar, para fazer refletir e conhecer um pouco mais sobre algumas personalidades, surgiram histórias de tudo quanto é tipo para aumentar ainda mais a nossa lista de leitura, mesmo que tenha muitos livros ainda na fila de espera da estante. E é claro que o Bookland tem uma lista prontinha para ajudar você a saber o que chegou fresquinha nas prateleiras esse ano. Confira:

1- Na Minha Pele – Lázaro Ramos

Mesmo não sendo uma biografia, Lázaro Ramos traz muito dele em “Na minha pele”, dividindo um pouco de sua vida, suas dúvidas, descobertas e conquistas. O livro, muito falado esse ano traz experiências pessoais do autor, que fala sobre respeito às diferenças, racismo, discriminação, família que convida o leitor a “vestir outra pele”, partilhando de suas reflexões sobre gênero, família, discriminação e outros assuntos.

‘Uma história de luta e de vida, uma visão direta sobre o racismo que todo mundo precisa ler.” (Júlia Cruz)

2- A Glória e Seu Cortejo de Horrores – Fernanda Torres

A atriz Fernanda Torres mostra mais uma vez seu lado escritora, narrando a história de Mário Cardoso, um ator de meia idade que vai do sucesso (quando foi ícone da teledramaturgia nos anos 60) ao precipício quando decide encenar uma peça de Shakespeare, mas as coisas não saem exatamente como o esperado. Tendo como pano de fundo o universo do teatro, “A Glória e Seu Cortejo de Horrores” traz um pensamento sobre a arte e a cultura e sua relação com a história do Brasil.

3 – Rita Lee – Uma autobiografia 

Um dos maiores ícones da música nacional, Rita Lee traz uma obra cheia de revelações que vão de momentos traumáticos às boas lembranças. A cantora fala de muitos momentos marcantes, como abuso sofrido na infância, uso de drogas e diversos momentos bons e ruins nos seus mais de 50 anos de carreira.

4 -Tartarugas Até Lá Embaixo – John Green

Nesse livro o autor de “A Culpa é das Estrelas”, “O Teorema de Katherine” e outros romances de sucesso, traz bastante de si mesmo, apesar de ser uma obra ficcional. Abordando assuntos como TOC e ansiedade que acompanham John Green desde a infância, o livro conta a história de Aza Holmes, uma adolescente de 16 anos que sai em busca de um milionário misteriosamente desaparecido (na esperança de receber a recompensa prometida pelo seu paradeiro) enquanto lida com o transtorno.

5 – IT: A Coisa – Stephen King

A obra de um dos grandes mestres do horror retorna às prateleiras junto com o sucesso que foi o filme lançado esse ano. O livro conta a história de sete amigos que, durante as férias escolares de 1958, aprendem mais sobre amizade, amor, confiança e sobre o medo. Juntos, eles enfrentaram uma criatura maligna e sobrenatural que marcou terrivelmente a cidade de Derry, no maine. Quase trinta anos depois os amigos precisam unir suas forças novamente para cumprir a promessa que fizeram, selada com sangue, e derrotar a criatura que voltara a atacar.

6 – O conto da Aia – Margaret Atwood

Outro livro que retornou às prateleiras esse ano, “O conto da Aia” acompanha o sucesso da série homônima “The Handmad’s Tale” inspirada na obra. O livro nos leva a um futuro distópico onde as mulheres perderam seus direitos e se tornaram propriedade do governo. Um assunto que parece distante, mas infelizmente e assustadoramente está mais próximo da realidade do que se imagina.

E aí?!

Gostou da lista? Tem algum desses livros que você não conhecia ou está desde o início do ano com vontade de ler? Aproveite então as férias para enriquecer suas prateleiras e colocar a leitura em dia.