Início de ano é tampo de renovar os ares e concentrar todas as energias positivas para o ano que começa! Para energizar a vida, nada melhor que energizar a casa, e para energizar a casa nada melhor que redecorar, organizar e repensar os espaços. Para atrair as energias boas em nossos lares, nada melhor que praticar o Feng Shui: uma arte milenar de energização e organização da casa. E aqui vão algumas dicas:

1 – O Baguá: O baguá é um octógono que funciona como uma espécie de mapa para identificar na planta de um imóvel o que precisa ser harmonizado em cada um dos ambientes. Cada um dos cantos do Baguá é um “guá” e corresponde uma área da vida que deve ser harmonizada. Cada Guá tem sua cor, significado, elemento e forma.

Existem duas maneiras de entender a casa de acordo com o baguá: analisá-lo de acordo com a rosa dos ventos, com a área do Trabalho posicionada no norte, ou posicionar a entrada da casa como a área de trabalho.

O Feng Shui baseia-se na forma como moldamos as energias, ou o chi,  dentro da casa. Alguns objetos colocados em determinadas áreas impedirão que o chi circule livremente e beneficie aquele aspecto da sua vida e outros facilitarão a circulação.

2- Posição de comando de cada cômodo: Cada ambiente tem um propósito (cozinha para cozinhar, escritório para trabalhar e por aí vai) e por consequência cada cômodo tem um móvel que melhor o representa. Podem ser camas nos quartos ou mesa na sala de jantar, por exemplo. É necessário que estes móveis estejam no centro de cada ambiente e jamais de costas para a porta.

3- Sem objetos pesados no teto ou na parede acima da cama: Além de ser um perigo caso esteja mal instalado, objetos como lustres ou móbiles pesados acima da cama atraem ansiedade e preocupação para o subconsciente.

4- Sem obstáculos na frente da casa: é importante para o Feng Shui não só a energia dentro da casa, mas também a energia que vem da rua para a casa. Além de dar as boas-vindas aos visitantes, a entrada deve proteger a casa da energia agitada da rua. Por isso, deve-se caprichar na decoração do hall, mas sem colocar vasos ou algum tipo de obstáculo na entrada: a ideia é deixar o espaço mais fluido.

5- Elementos naturais em cada cômodo: Para harmonizar os ambientes é necessária a presença de água, madeira, metal e terra em cada um dos cômodos da casa. É claro que os elementos não precisam estar literalmente no ambiente. Algumas trocas como a do vidro pela água ou de vasos de cerâmica pela terra funcionam muito bem.

6- Atenção ao banheiro: O banheiro é visto como o principal responsável por drenar as energias boas da casa. Então para evitar isto, é preciso uma atenção especial à este cômodo para que a harmonia não desça literalmente pelo ralo. O ideal é manter a porta do banheiro sempre fechado e o mesmo vale para a tampa do vaso sanitário. Cortinas rasgadas ou azulejos quebrados também devem ser prontamente substituídos. Aliás, qualquer objeto quebrado ou danificado deve ser jogado fora em qualquer ambiente da casa.

7- Parede Amarela: O amarelo é a cor que neutraliza as energias ruins, além de trazer sensação de amplitude. É uma boa ideia pintar uma parede de amarelo para deixar o ambiente mais aconchegante.

8- Espelhos por todo lado: Espelhos trazem boas energias para o ambiente e ajudam a limpar a mente, por isso é bom espalhá-los pela casa. Porém, deve-se evitar peças com pontas cortantes e espelhos na cabeceira – eles refletem a energia para longe da cama, lugar em que as energias deveriam justamente estar concentradas.

9- Cozinha e dinheiro: Sabia que os armários e dispensas da cozinha refletem a vida financeira do morador? Por isso, devemos sempre manter os armários cheios e organizados. Também devemos estar atentos a comidas fora da validade ou embalagens danificadas.

10- Sal em todos os cômodos: Essa dica vai para quem está de casa nova, principalmente se alguém morou nela antes de você: espalhe sal grosso por todos os ambientes da casa, espere 48 horas e depois aspire e jogue fora. O sal irá absorver as más energias dos moradores antigos.

É claro que o Feng Shui vai muito além destas dicas. Hoje existem livros e consultores especializados nesta arte. Mas essas dicas podem ser bastante eficientes para trazer boas vibes para o ano que acaba de começar.