Um show completo com dois instrumentos: voz e piano

Um duelo no palco. Mas um duelo do bem e simultaneamente construído. Assim é um show apresentado apenas com voz e piano. O pianista dedilha seu instrumento enquanto o cantor apresenta a sua qualidade vocal. Para ambos é um exercício de concentração, respeito, admiração e confiança. É também um formato de show que exige coragem dos artistas, afinal são só dois. Se algo sair do compasso não há um outro instrumento para assumir a vez. Não existe uma escapatória sonora.

O show em formato voz e piano tem, naturalmente, uma atmosfera intimista. Por ser mais contemplativo e delicado, pede um público que compreenda tal dimensão. Atualmente na música brasileira temos alguns artistas correndo palcos com esse duelo-parceria. Na maioria dos casos, o show “voz e piano” acontece em paralelo com outra turnê do artista. É como um respiro de um cantar mais essência em contraponto com uma musicalidade mais cheia. Artista e público precisam dessa experiência para viver a música e a interpretação em todas as suas instâncias.

No cenário brasileiro atual, temos a oportunidade de presenciar a voz protagonista de cantoras como esse incríveis que indicamos abaixo.

Maria Rita

A cantora Maria Rita apresentou o show em formato “voz:piano” inicialmente em eventos corporativos e shows pontuais. Com o pedido do público e o surgimento de novas possibilidades, passou a apresentá-lo em eventos abertos. Inicialmente acompanhada pelo pianista Tiago Costa, atualmente ela segue a turnê acompanhada por Rannieri Oliveira. O repertório passeia por sucessos de sua carreira, clássicos do jazz e canções de Elis Regina. O show já levou Maria Rita para várias cidades do Brasil e do mundo. O “voz:piano” de Maria Rita e Tiago Costa esteve na lista dos 10 melhores shows de 2014 do The New York Times.

Leila Pinheiro

Leila Pinheiro se apresenta com esse formato de show há mais de 20 anos. Mas no caso de Leila, é ela mesma quem assume a voz e o piano. Justamente por estar sozinha no palco, ela se permite selecionar as canções de seu repertório de acordo com o que lhe emociona em cada época. Com um setlist sempre único e atual, ela conquista e reconquista seu público por todo o país.

Paula Lima

Ao lado do pianista Naldo Souza e Ramos, Paula Lima apresenta um “voz e piano” com repertório selecionado de sua carreira. Conhecida por cantar samba, funk e MPB, Paula assume um tom intimista ao lado do piano. Para um público acostumado a vê-la cantar músicas dançantes, presenciar a ênfase em sua voz é uma experiência inédita e única.

Luiza Possi

Acompanhada pelo pianista Ivan Teixeira, Luiza Possi apresenta um repertório bastante eclético. Interpretando sucessos de sua carreira e fazendo covers nacionais e internacionais, Luiza conquista um novo público. A voz suave encontra a musicalidade do piano e mostram uma face diferente da intérprete Luiza Possi.

Fafá de Belém

Com registro em CD em 2002, Fafá de Belém segue apresentando seu “voz e piano”. Preferencialmente para plateias menores, Fafá também usou o formato para cantar músicas fora de seu repertório habitual. Com o show, ela conseguiu rodar o país em uma turnê comemorativa de seus 25 anos de carreira.

A confiança e a parceria entre o pianista e o cantor é fator fundamental para a existência do show. A intimidade também é decisiva. O entendimento da respiração e da emoção de quem canta é o fio condutor do trabalho do instrumentista. Esse formato de show também permite um alcance maior de público. Apesar da logística de transporte de um piano, é somente um instrumento e um músico. Ou, em casos como o de Leila Pinheiro, apenas o instrumento.

A parceria “voz e piano” é a música em sua essência. Aqui destacamos vozes femininas, mas os cantores também se dedicam ao formato. Vale a pena pesquisar sobre esses espetáculos e presenciá-los.


Por Helena Ometto