O ano de 2018 chegou com tudo, e junto com o verão vem também o ápice das férias escolares. Com os pequenos com muito tempo livre é sempre bom conhecer as opções de atividades para encher esses dias de alegria e cultura. A cidade do Rio de Janeiro tem diversas opções de parques e passeios gratuitos, especialmente nas áreas mais centrais. E para arrematar os dias em família nada melhor do que um espetáculo teatral para inundar essas pequenas mentes inventivas de sonhos e ideias. Para ajudar nessa tarefa, aqui vão umas dicas de peças infantis para curtir nesse verão.

Alice – Uma Aventura Musical 

Em cartaz no Teatro dos Grandes Atores, o musical vem em comemoração de 152 anos do clássico de Lewis Carroll. Assim como no clássico, o espetáculo dirigido por Madjer Geanini conta a história da pequena Alice, uma jovem inventiva que ao seguir um coelho (sempre atrasado) cai em um buraco que a leva ao País das Maravilhas: Um lugar com criaturas fantásticas como a lebre, a rainha de Copas e o Chapeleiro. Neste lugar, a jovem passa por desafios que a fazem entender melhor suas relações com seus sentimentos e com os outros. Esta leitura do clássico traz uma abordagem mais contemporânea para ampliar a comunicação com o público. O elenco mais jovem também é um forte elemento na geração desta linguagem.

Papai Noel no Reino das Princesas

A magia do natal ainda está no ar, e como todo mundo adora uma boa festa natalina a Rainha Elsa e a princesa Ana organizaram uma grande comemoração para receber o bom velhinho. Convidaram muitas amigas para este evento, como a Cinderela, a Bela e a Branca de Neve. Mas esqueceram de avisar a bruxa Malévola, que muito chateada por ter sido deixada de fora decide transformar o papai Noel em um brinquedo, acabando com a festa das princesas.

Para salvar o papai Noel, as princesas, a Moana e o desajeitado Olaf saem para resgatá-lo em uma jornada muito divertida. O espetáculo escrito e dirigido por Bruno Diniz também dá a oportunidade dos pequenos tirarem fotos com os personagens ao final da apresentação.

Enrolados – A História de Rapunzel

Enrolados

A jovem Rapunzel é aprisionada em uma torre por uma bruxa que a menina acredita ser sua tutora. Os anos passam e a bruxa Gothel a mantém refém devido (dentre outras coisas) ao poder de cura e rejuvenescimento dos longos cabelos de Rapunzel, nunca cortados. Em seu aniversário de 18 anos, no entanto, a jovem conhece José, um ladrão que em fuga dos guardas do castelo tenta se esconder em sua torre. Então, juntos partem para que Rapunzel possa ver as lanternas (que ela acreditava serem estrelas) que surgiam sempre nos dias de seu aniversário. Com muita música e alegria o espetáculo escrito e dirigido por Brigitte Blair promete encantar o público.

Peter Pan – O Musical

A adaptação de Felipe Jorge Barbosa do texto de J. M. Barrie busca criar um mundo de perfeição tratando de temas como amor, amizade e responsabilidade sobre os próprios atos. Com uma linguagem clara que busca associar o cotidiano dos pequenos espectadores ao espetáculo, o trabalho leva a mensagem que pretende ajudar na formulação de pensamento crítico e comportamentos solidários. A história narra as aventuras de um jovem rapaz que se recusa a crescer e vive em um universo mágico chamado Terra do Nunca. Nesta montagem 8 atores se apresentam em uma versão original com canções autorais.

Bloco do Bita

O Show da Bita terá seu especial de Carnaval! Para brincar, dançar e curtir com as canções educativas do Mundo Bita. Além dos personagens, as tardes contarão com boneco gigante do Bita, Orquestra, bloco com o show e muitas brincadeiras. Os espetáculos do Bita são sempre boas oportunidades para levar mensagens importantes para os pequenos (como inclusão, igualdade e respeito) com muita diversão e alegria.

Com todas essas dicas fica fácil de programar as férias, não é mesmo? Para mais informações dá uma conferida na nossa agenda!