O livro que deu origem à mini-série da HBO (“Big White Lies”) fez por merecer o grande projeto audiovisual no qual foi transformado, ao menos na minha opinião. A autora conseguiu balancear muito bem o mistério, as observações sobre a sociedade, a formação dos conflitos dos personagens e a resolução deles.

Principalmente a resolução deles.

O livro conta a história de um evento escolar de Perguntas e Respostas numa pequena cidade na Austrália que resultou na morte de um dos participantes. O leitor não sabe nem quem morreu, nem quem matou. Somos levados a semanas antes do ocorrido, ao início do ano letivo, quando as investigações do crime começam, exatamente onde tudo começou.

Temas como bullying, superproteção dos pais, violência doméstica e abuso sexual são mesclados com relações familiares, forte amizade entre mulheres e fofocas.

Para mim, a melhor parte foi acompanhar a evolução emocional de cada uma das principais envolvidas de acordo com a evolução da história. Cada uma tem sua bagagem e elas vão sendo reveladas através da interação de umas com as outras.

É incrível como a amizade entre essas três mulheres consegue ao mesmo tempo causar toda a confusão e resolver todos os problemas. A predominância do poder feminino na obra é algo que fica claro e é muito bem-vindo.

Quanto mais livros com mulheres fortes, melhor.

A escrita de Liane Moriarty é ágil, o livro tem apenas 400 páginas, mas deixa a sensação de que aconteceu muitas coisas, inúmeras reviravoltas, mas sem deixar de lado a reflexão que é acarretada após cada acontecimento.

É muito interessante como cada uma das mulheres têm uma reação diferente frente aos fatos, mesmo elas sendo muito amigas, elas não têm quase nada em comum a não ser os filhos estudarem na mesma sala. E são essas reações que vão levando a história por rumos cada vez mais estranhos.

“Pequenas grande mentiras” é um livro para todos os gostos, imagino que a adaptação para a TV vá pelo mesmo caminho. Ficamos aqui na torcida para que seja mesmo. E na curiosidade para saber como são os outros livros da Liane.

Talvez em breve apareça uma resenha deles por aqui.

Pequenas grandes mentiras
Autora: Liane Moriarty
Editora: Intrínseca
Páginas: 399

Por Aimee Oliveira