O Curta! reitera o compromisso de canal catalisador da produção audiovisual brasileira independente com sete produções originais selecionadas para diferentes mostras da Première Brasil na 19ª edição do Festival do Rio, que acontece entre 5 e 15 de outubro. Uma das principais janelas do cinema nacional para o Brasil e para o mercado internacional, a Première Brasil exibirá em sessões especiais e mostras competitivas filmes licenciados e coproduções de conteúdos originais do Curta!. Depois de passar pelo festival, as produções têm previsão de estreia no canal em diferentes datas, mas todas estarão na tela do Curta até o primeiro  semestre de 2018.

Na Mostra Competitiva de Ficção, concorrendo ao Troféu Redentor Prêmio Petrobras de R$200 mil, “Açúcar”, de Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira. Na Mostra Competitiva de Documentários, “Piripkura”, dos diretores Mariana Oliva, Renata Terra e Bruno Jorge.  Na Mostra Competitiva Novos Rumos, que a cada ano se consolida como espaço de experimentação de novas linguagens, o diretor Lula Buarque apresentará o documentário “O Muro”, com o qual concorrerá ao Troféu Redentor Prêmio Petrobras de R$100 mil. Na Mostra Panorama do Cinema Mundial, Karingana: Licença pra contar”, de Monica Monteiro, com a participação da cantora Maria Bethânia, do escritor José Eduardo Agualusa, da cantora moçambicana Mingas e do escritor Mia Couto. Na Mostra Retratos, que apresenta registros de temas/assuntos relevantes na história do país, dois conteúdos originais do Curta! estarão presentes: “Clara Estrela”, dos diretores Susanna Lira e Rodrigo Alzuguir, e “Desarquivando Alice Gonzaga”, da diretora Betse de Paula. Na Mostra Itinerários Únicos, o documentário “Tudo é Projeto”, dos diretores Joana Mendes da Rocha e Patricia Rubano.

A Première Brasil é uma das principais mostras da produção audiovisual brasileira, que reúne diretores estreantes e consagradas com diferentes olhares e linguagens. Em 2017, serão 75 produções inéditas, sendo 59 longas e 16 curtas-metragens.