Quer ler histórias de ficção científica em quadrinhos de ótima qualidade? Então você precisa urgentemente conhecer QUAD! No melhor estilo de futuro apocalíptico e distópico o universo de QUAD se passa por volta do ano de 2084 após um evento catastrófico, conhecido como “A Tempestade”. Trata-se de uma tempestade solar que arrasou com toda a energia e tecnologia do planeta. Com isso todos os meios de comunicação no mundo foram sucateados, o clima sofreu profundas alterações, reatores nucleares entraram em colapso e toda a sociedade passou por irreversíveis transformações. ​Os sobreviventes tiveram que se adaptar à nova e dura realidade. Alguns criaram novas sociedades, outros se isolaram ainda mais. Entretanto, alguns anos antes da Tempestade, uma coalizão global de cientistas criou um projeto de colonização espacial, onde quatro Naves-Arca levando grupos de pessoas partiram da Terra, cada uma para um ponto na galáxia onde haveria chance de encontrar um planeta habitável. Atualmente essas naves se tornaram colônias espaciais e continuam sua busca por um novo lar para a raça humana.

O Projeto QUAD começou em 2013 com a reunião dos desenhistas e ilustradores Eduardo Schaal, Diego Sanches, Aluísio Santos e Eduardo Ferigato e desde o início o objetivo era produzir uma antologia de histórias em quadrinhos de ficção científica. O primeiro volume foi financiado pelo Catarse e saiu com quatro histórias fechadas, cada uma escrita e desenhada por um dos autores​, mas todas ambientadas no mesmo universo. Devido ao sucesso conquistado no FIQ e na CCXP, além de outros festivais menores, os autores conseguiram expandir o projeto e lançaram um selo independente.

​Como já foi dito, esse primeiro volume conta com quatro histórias fechadas, com uma média de 25 páginas cada HQ. A primeira delas, “Terah e Elvis”, aborda o cotidiano a mecânica solitária e seu inseparável gato híbrido. Num mundo com escassez de recursos, ela aprendeu tudo sobre o ofício com seu pai, o Velho, um dos melhores mecânicos da região. Aqui vamos vê-la lidando com humanos e diversos tipos de seres cibernéticos.

A segunda HQ é Esp-Trent, o mesmo nome do personagem que a protagoniza: um Exorcista de Softwares Paranormais. Essa atividade profissional um tanto incomum consiste em restaurar as definições das leis da robótica nos antigos robôs da cidade autônoma conhecida como Domo-de-Areia. Sempre que os robôs são invadidos por vírus auto-conscientes que habitam o cyberespaço da cidade, o agente especial precisa entrar em ação.

Muros é a terceira história do álbum, a qual conta o drama de um rapaz que deseja se libertar de sua rotina extenuante para se juntar aos Lixeiros. Com isso ele se depara com Jeff, o Chefe dos Lixeiros, um grupo que percorre o mundo em busca de objetos antigos que usam para trocar por coisas que realmente precisam. Mas ele irá descobrir que a sua expectativa com os forasteiros talvez não dê muito certo.

Por fim, Sally é uma HQ sobre o Capitão Lucas, piloto de uma das naves Explorers. Ele nasceu e cresceu em uma das colônias humanas no espaço. Em sua nova missão, o capitão e seu imediato Daniel se perdem em uma região não mapeada da galáxia e acaba caindo em um planeta misterioso ao seguir um sinal de SOS de uma nave-cargueiro de uma das colônias. Neste planeta, é atacado por seus habitantes, mas descobre que tem muito mais em comum com eles do que imaginava.

Apesar da boa ideia em ambientar no mesmo universo as HQs escritas por autores diferentes, elas não parecem se conectar entre si. Ao menos nesta primeira graphic novel não há uma unidade narrativa que proporcione harmonia entre os ambientes e cenários que compõe o universo geral. Cada história também ficou ligeiramente superficial, com roteiros que não lançam mão de recursos narrativos mais ousados.  Já com relação às artes, a qualidade é bem mais elevada! Além de estilos mais parecidos entre as quatro histórias, os traços e estilos de cada um dos artistas são muito bons!

Atualmente já saíram mais 3 sequências do universo QUAD, além de outros 3 títulos fechados. Para conferir as graphic novels e também para adquirir qualquer uma delas, visite o site do selo.

Ficha Técnica:

QUAD 1

Número de Páginas: 114
Formato: 29,7cm x 21cm
Papel couche 115g/m2
Capa cartonada