Os Blogs tiveram um momento de auge, passaram por uma fase de questionamentos, viram os podcasts e vídeos de youtube ganharem espaço e até foram depreciados. Mas apesar disso, continuam sendo uma ferramenta muito útil para a construção e gestão da Presença Digital. Assim, a pergunta que fica é: quem são os blogueiros atualmente e como estão usando essa ferramenta?

O termo Blog nada mais é do que a contração de duas palavras em inglês: web + log. A primeira palavra obviamente designa o ambiente da internet onde navegamos nos sites, ou seja a world wide web. Já log é um tipo de registro que servidores e sistemas costumam armazenar a respeito de suas atividades e desempenho. O weblog foi a primeira nomenclatura a ser utilizada para os registros pessoais que alguns indivíduos faziam em páginas da internet. Na década de 1990 ter esse tipo de diário pessoal era algo complexo e técnico, mas os anos 2000 chegaram trazendo o conceito de web 2.0, no qual um dos principais recursos era a possibilidade de qualquer pessoa poder utilizar serviços de postagens online. Ferramentas acessíveis como o Blogger permitiram que os Blogs se popularizassem, permitindo que os blogueiros criassem seus posts (publicações) com textos, links, fotos e vídeos.

A principal diferença de um Blog para outros canais digitais é que ele possui um caráter pessoal e opinativo, muitas vezes dando margem a debates e discussões. Inclusive, permitir comentários, justamente o recurso que propiciou um crescimento acelerado aos Blogs. Tanto a possibilidade de dar voz ao leitor quanto permitir o contato direto com o autor, são características que tornaram os blogs uma mídia única.

Em termos de estrutura, os Blogs costumam ser muito mais simples do que sites em geral, tendo divisões apenas no que diz respeito a categorias de assuntos. Outro ponto que mantém os Blogs menores é por geralmente se dedicarem a um tema específico.

Mesmo diante de critérios enxutos os Blogs são ferramentas flexíveis e podem ser classificados em vários tipos:

Pessoais – São os mais comuns. A maioria se dedica a assuntos corriqueiros ou de caráter bem pessoal mesmo. Costumam ser racionalistas, críticos, ideológicos e até em forma de diário virtual.

Notícias – São Blogs dedicados a novidades e informações a respeito de um assunto ou segmento específico através de reportagens em textos, imagens, vídeos, etc.

Profissionais – Geralmente são Blogs mantidos por indivíduos que abordam questões profissionais na qual são especialistas. É um bom modelo para construção de autoridade e de Presença Digital.

Corporativos – São os Blogs de empresas e entidades para se comunicarem com seus consumidores ou mesmo com os colaboradores. Podem ser subdivididos por departamentos ou unidades da empresa.

Tecnologia – São Canais que se dedicam a um tipo específico de tecnologia ou produto tecnológico e oferece conteúdo como lançamentos, reviews, integrações, etc.

Arte e Entretenimento – Por sua acessibilidade e facilidade operacional, Blogs são ferramentas excelentes para a área cultural e artística. Neste formato são ideais para artistas independentes como poetas, desenhistas, escritores e fotógrafos, antes impossibilitados de mostrar seu trabalho.

Downloads – Visam a disponibilização de conteúdo e de recursos para download para seus visitantes, e são ricos em arquivos de áudio, vídeo, texto, softwares e mais. Infelizmente, alguns destes Blogs podem oferecer conteúdo pirata.

Monetização – Independente do tema do Blog, todos eles propiciam oportunidades de ganhar dinheiro com anúncios e programas de afiliados.

Com o passar do tempo e a evolução das tecnologias, os Blogs perderam aquele ar amador para ganhar visual e estrutura mais elaborados, bem como maior amplitude de assuntos. Atualmente, o WordPress é a ferramenta mais popular para a construção e manutenção de um Blog, seja utilizando servidor e domínio próprio no ambiente da instituição mantenedora. O Tumblr de certa forma é um tipo de Blog ainda mais enxuto e vertical, ou seja, focado num único tema. Com tantas facilidades, qualquer indivíduo pode ter seu Blog para expressar suas opiniões, trabalhos, artes ou qualquer assunto que tenha vontade. E você, já tem seu Blog?