A sensação de ter um cachorro é incrível, mas muda nossa rotina e traz novas responsabilidades.

“Preciso sair, posso deixar meu cachorro sozinho?” Para responder, separamos algumas dicas do que levar em consideração antes de deixar ele em casa e sem ninguém.

Os filhotes, sobretudo, precisam mais da nossa presença, atenção e carinho. Não é necessário ficar sempre com seu cachorro, deixá-lo em casa sem ninguém por algum tempo não é prejudicial ou perigoso, mas é importante ele se acostumar com sua ausência.

Quando o cachorro é filhote você precisa educar sobre qual o lugar apropriado dele fazer xixi, principalmente, se morar em apartamento ou casa sem jardim. Assim, ele cria o hábito de não segurar urina durante o tempo que não estiver em casa, caso contrário pode correr o risco de infecção do trato urinário ou algum incômodo.
Esse treinamento começa devagar e recompensá-lo com algum petisco quando fizer algo certo é importante.

Crie um espaço do seu cachorro com caminha, brinquedos, mastigadores, comedouro e água. Se você não quiser que ele passeie por toda a casa enquanto estiver fora, uma dica é ter um “portão” para limitar o espaço. Um ponto de atenção é que se seu cachorro for do tipo “saltador” vai precisar de algo mais alto.

Não deixe seu cachorro entediado. Para cada raça de cachorro varia a necessidade de exercícios e a queima de energia, então antes de sair seria legal passear no bairro pelo menos 20 minutos ou brincar com ele no fim do dia. São os filhotes e cachorros jovens que precisam mais dessas atividades, sem isso podem ficar entediados ou descansar em excesso quando ficam sozinhos.

“Só o tênnis dele me faz companhia”

Você também pode deixar alguma coisa para ele se distrair enquanto estiver fora, como o Furacão Pet King, brinquedo que estimula a conseguir comida enquanto brinca, inclusive já foi colocado antes em um BOX.Petiko.

São algumas dicas para quando deixar o cachorro sozinho, mas se ainda assim nada funcionar, pode pensar na possibilidade de um passeador de confiança para fazer essas atividades durante o dia.

E toda vez que puder curta o tempo com seu cachorro porque ele merece!

Essa matéria é um oferecimento da nossa parceira Petiko. Se você gostou, leia mais na coluna Animaland. E se você tem um pet, não deixe de conhecer o Box do bem.