Junto com o frio de bater os dentes em junho e julho, a festa do São João chega esquentando os peitos de todos os paulistanos com o vinho quente, a canjica e os docinhos que ninguém resiste. A programação de 2017 vem com tudo, com varias festas juninas de dar água na boca e tirar a bota do armário. Não esqueça de esvaziar os armários para guardas as prendas que as crianças ganharão nas gincanas e vem conferir a programação desse ano para São Paulo.

Prepara o coração para a novidade desse ano: Festa Junina Vegana.

É isso mesmo, todos os pratos típicos são servidos sem usar nada de origem animal. E tem muita coisa boa. Dentre eles, bolo de milho, de aipim, de batata, de massa puba, chá de amendoim, pé de moleque, pamonha, aluá, cuscuz, paçoca moída na hora no pilão de madeira, café da roça feito diretamente no fogão à lenha e vários outros pratos típicos juninos adaptados com leite de amêndoas. Lá também será promovida uma feira de adoção, área para crianças e pets!

Isso acontece todas as sextas, sábados e domingos do mês de junho, no Vegan Park. A entrada é gratuita mas um quilo de alimento ou ração para cachorros de rua serão bem-vindos.

Na famosa Festa da Paróquia Santa Rosa de Lima, no bairro de Perdizes, na zona oeste da capital, a rua fica repleta de mesinhas e cadeiras em volta de várias barracas com o famoso e tradicional pinhão, curau, pamonha, espiga de milho, canjica, arroz doce e bolos variados. A 24ª Festa Junina de Rua tem muita coisa pra fazer e comer, e é muito tradicional na cidade de São Paulo. De vinho quente à cerveja gelada, a quermesse acontece no mês de junho e julho, das 18h às 22h, com entrada gratuita.

Festa junina do Palmeiras não podia passar em branco nessa lista. Ela acontece em todos os finais de semana e traz muita comida e shows de country para a curtição da galera. Ela é organizada pela própria equipe do time e apresenta muitas brincadeiras e passatempos na Rua Padre Antônio Tomás, 308 e Rua Palestra Itália, 214.

O Arraial nos Trilhos chega com uma edição julina com mais do que eles sabem fazer de melhor: muita festa e música. Além das brincadeiras de São João, o evento conta com casamento, quadrilha junina, comidas típicas e muita música brasileira. E o ainda mais divertido, haverá passeio de Maria Fumaça que levará os convidados para a festa até as 16h. Os ingressos serão vendidos apenas antecipadamente no site do Sympla. Após finalizar o pagamento e sua comprar aprovada, você receberá o seu ingresso no e-mail. Basta imprimi-lo e levá-lo no dia da festa. Crianças até 7 anos não pagam!

A quermesse na Benedito Calixto não pode faltar por aqui! A Festa Junina e Quermesse do Calvário acontecerá nestes dois meses e é uma incrível chance de sair com a família e os amigos nas noites frias de São João, oferecendo uma gama de comidinhas típicas num preço justo e noite agradável.

Na Grande São Paulo também haverá muitas como estas em paróquias, pátios, escolas, e o que todo mundo que é que não acabe, afinal, a melhor coisa a se fazer no frio é tomar algo quente e comer MUITO! Por todo o Brasil, esse evento é aguardado e comemorado de várias formas diferentes, afinal, guardamos muitas culturas variadas nesse país.

Da Zona Sul à Norte, da Leste à Oeste até o final do mês de Julho, o Santo fica e vamos aproveitando da melhor maneira possível, com muitas apresentações na faixa para comemorar com toda a família.

Por Julia Reis