A tecnologia 4DX chegou ao Rio de Janeiro e já vem dando o que falar. A primeira sala está instalada no UCI Cinemas do New York City Center e estreou no dia 8 de Junho com seu primeiro filme “A Múmia”

Gerando emoções e sensações além do que um filme “normal” poderia passar, a nova sala vem com requisitos que mexem diretamente com o espectador, literalmente. Desenvolvida na Coréia do Sul, pela empresa 4DPLEX (aí vai a explicação do nome), em 2009, a tecnologia tem o objetivo de colocar o espectador mais próximo, ou por assim dizer, dentro do filme.

O 4DX permite ter uma experiência mais realista perante o que pode ser visto nas telonas. Sensações que podem transmitir emoções a partir de movimentos da cadeira, vento, gotas de água para todos os lados, trazendo o sentimento de chuva ou cenas que possam ocorrer dentro d’água, fumaça, implicando neblina/nevoeiro, luzes e aromas, servem para trazer uma maior veracidade. Mas não se preocupe, se você não quiser se molhar, existe um botão ao lado de sua cadeira que pode desativar essa opção e ainda assim você conseguirá curtir todo o resto.

Filmes que são prováveis de terem sessões nessa sala são os famosos blockbusters, “reis” da bilheteriacom muita ação e aventura você irá imergir dentro desse novo universo que, com certeza, vale o ingresso. Estão em cartaz nesse momento “A Múmia” e “Mulher-Maravilha”, mas eles já estão com pré-venda para “Homem Aranha: De Volta ao Lar” e tem pretensões para “Meu Malvado Favorito 3”, “Blade Runner 2049” e “Star Wars: Os Últimos Jedi”.

E você deve estar se perguntando: “E onde fica a pipoquinha e o refrigerante?”. Bom, a possibilidade existe! Você pode levar a sua pipoca e o refri à vontade, mas aí vai um conselho; não esqueça de segurá-los durante os trailers, pois todas as emoções possíveis acontecem ao mesmo tempo. Durante o filme (se é que dura até lá, não é verdade?!), você só tem que tomar cuidado com as sacudidas da poltrona, mas nada que te impeça de comer e beber ao mesmo tempo.

O UCI é o primeiro cinema do Rio de Janeiro a implantar essa tecnologia. Não é nenhuma novidade no mundo a fora, mas infelizmente, nós, cariocas, só estamos podendo usufruir dela agora. Os valores nem são tão altos como muitos imaginariam por ser novidade. Os ingressos variam de R$ 50 a R$ 62 a inteira.

A evolução está batendo à porta e revolucionando o mundo do cinema. Novidades como essa, não podem ser deixadas de lado e devemos nos dar a oportunidade de conhecer outros caminhos que vem sendo traçados com tecnologia. Nossos sentidos precisam ser explorados de formas diferentes, proporcionando nos surpreender com o que está por vir. Assim, deixamos de lado toda uma vida e imergimos na ficção por pelo menos 2 horas, aproveitando cada segundo de um mundo de fantasia que deixa de ser apenas um sonho e passa a ser uma possível “realidade”.

Então, não deixe de conhecer a nova sala 4DX do UCI Cinemas na Barra da Tijuca. Vá sozinho ou acompanhado, mas não deixe de ir pelo menos uma vez. Depois disso, assistir um filme não será igual ao que era antes.