O universo da maquiagem está sempre trazendo novidades para quem o conhece. Quanto mais você aprofunda nos detalhes e possibilidades desse, sempre encontrará algo novo para se deleitar.

Aos marinheiros de primeira viagem, sempre vale dar umas dicas que parecem muito óbvias para quem já está familiarizado, contudo pode soar como grego para alguns, acreditem.

Muita gente está despertando seu interesse por maquiagem só agora, seja por necessidade ou por ter tomado gosto depois de algum tempo de relutância. Várias pessoas não sabem nem por onde começar e não há vergonha alguma nisso, o importante é a vontade de aprender, nunca é tarde.

Sendo assim, aqui vão as dicas básicas para você começar com o pé direito e arrasar com maquiagens simples e necessárias.

  1. Higienizar a pele sempre: Use adstringente (ou loção tônica, dependendo do seu tipo de pele) e em seguida um hidratante antes de tudo.
  2. Corretivo e base: Escolha um corretivo de acordo com o tom da sua pele, ele tem que cobrir imperfeições sem alterar a cor do seu rosto, senão vai parecer que você está usando uma máscara. O mesmo vale para a base.
  3. Na hora de comprar sua maquiagem, vá a uma loja onde você possa testar o produto, só assim você vai saber o que fica melhor.
  4. Uma sobrancelha bem desenhada faz diferença, use um lápis marrom ou sombra com pincel chanfrado, mas não deixe muito marcada.
  5. Um pó translúcido ou no tom da sua pele, para fixar a maquiagem.
  6. Um blush para dar cor, escolha o que melhor combina com você.
  7. O batom e a sombra ficam a seu critério, embora a maioria aconselhe a usar tons neutros para o dia-a-dia, mas depende da ocasião.
  8. Por fim, lápis ou delineador, se você gostar, e bastante rímel.

Vale assistir tutorial, no entanto, é bom ficar atento aos mais profissionais pois corremos o risco de aprender muita coisa errada na internet (sempre).

Para quem está no começo e não tem ideia de como montar uma necessaire, saiba que é bem básico mesmo no início. Preocupe-se com esses itens, que depois que se familiarizar você poderá pirar e sair comprando tudo:

  • Corretivo
  • Base
  • Blush
  • Rímel
  • Batom e/ou balm
  • Sombra neutra
  • Lápis/Sombra de Sobrancelha
  • Lenço Demaquilante

Uns pincéis também ajudam, mas você não precisa ficar preocupada em pensar qual o certo no início, pois alguns lugares vendem kits para quem usa no dia-a-dia.

Comece a treinar e tire fotos do seu antes e depois e vá acompanhando sua evolução. É surpreendente a diferença com o passar do tempo!