Se tem uma coisa que os ingleses fazem muito bem, é essa história de “Chá das cinco“, não acham? Ô tradiçãozinha boa essa, hein? Aqui no Brasil, temos o nosso “Chá da tarde” ou como é mais conhecido, “lanche da tarde“. Claro que não é tão pontual como o lá da terra da dona Elizabeth, mas também tem muitas coisinhas gostosas.

E aí, Houston? Que tal adotar esse costume?

Aliás, estão sentindo esse cheirinho delicioso? Hummmmm… São os sequilhos de leite condensado que estão no forno e daqui a pouco estarão à mesa pro nosso deleite. Além do chá com bolo, biscoitos e sequilhos são super bem-vindos sempre, né? E essa é a receitinha delícia que o Gastronauta de hoje traz pra vocês!

Mas para fazer bons biscoitos, algumas dicas são muito importantes.

Primeiro você precisa prestar atenção na temperatura da manteiga que a receita pede. Nas receitas de sequilhos, por exemplo, precisa ser em temperatura ambiente. Já em biscoitos comuns, muitas vezes, precisa estar gelada. Isso interfere muito no resultado final.

Outra sugestão bacana é que, assim que tirar os sequilhos do forno, deve esperar alguns minutos para tirá-los da forma. Se estiver com muita pressa, eles podem acabar quebrando e a parte de baixo ficando na forma. Então tenha um pouquinho só de paciência. Se esperar uns 3 min já é o suficiente.

Uma última dica pra você que adora sequilhos, biscoitos e cookies, é ter grades para esfriá-los. Elas ajudam a deixar mais crocantes e não criam o vapor que umedece deixando-os meio moles.

Esta receita fica super leve, crocante e é daquelas que derretem na boca. Além de ser muito fácil de fazer, fica pronto rapidinho.

Ingredientes 

  • 1/2 lata de Leite Condensado
  • 2 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente (30 g)
  • 1 ovo
  • 2 1/2 xícaras de amido de milho (300 g)
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 1 colher de sopa de fermento
  • 1 pitada de sal

Modo de fazer

  1. Em uma tigela grande, junte o leite condensado, a manteiga, o ovo ligeiramente batido, a baunilha e o sal. Misture bem
  2. Aos poucos, vá adicionando o amido de milho, misturando bem com as mãos até que a massa esteja homogênea
  3. Por último adicione o fermento. Misture mais um pouco, com cuidado até que dê para enrolar
  4. Coloque a massa na geladeira por alguns minutos
  5. Unte uma assadeira com manteiga e farinha
  6. Preaqueça o forno a 200˚C e comece a fazer os sequilhos
  7. Faça pequenas bolinhas com a massa e distribua na assadeira com uma certa distancia umas das outras
  8. Com a ajuda de um garfo achate-as um pouco
  9. Leve para o forno por cerca de 15 min ou até que estejam levemente dourados
  10. Enquanto assa a primeira parte dos sequilhos, deixe o restante da massa na geladeira
  11. Retire os sequilhos do forno e espere 5 min antes de retirar da assadeira. Depois coloque em um prato para esfriar ou numa grade (Se ainda não tiver uma grade, compre assim que puder, ok?)
  12. Depois de frios, você pode guardar em potes bem fechados na geladeira. Eles duram até uma semana