Todas as Marias do Brasil poderão assistir ao documentário da diretora Joana Mariani de graça na primeira semana do filme em cartaz. Com estreou ontem, dia 17 de novembro, em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre e Salvador, entre outras cidades, “Marias” é um filme sobre sobre a figura onipresente da Virgem Maria em vários países da América Latina que revela uma verdadeira fé no feminino. Quando começou sua jornada para realização do projeto, Joana pensava em retratar a fé e a devoção à Maria na América Latina. Mas foi percorrendo o continente, visitando as festas e entrevistando devotos marianos que “Marias” se transformou num documentário que ia além disso: tratava-se de simbolismo e do poder do feminino.
“O filme surgiu de uma constatação: temos 24 países na América Latina, e todos eles têm como padroeira Maria. Me interessei em descobrir por que para tantas pessoas, Maria tem tanta importância? Saímos atrás de respostas para esta pergunta.” – Joana Mariani (Diretora)
 O projeto buscou diversidade. Em uma ampla pesquisa antes de cada viagem, a jornalista Carolina Chagas trabalhou com produtores locais em busca de personagens que carregassem Maria na vida e no nome próprio, e que pudessem falar sobre a sua relação com ela. Homens, mulheres, casais, religiosos ou não, crentes ou não, falaram sobre a sua percepção da devoção mariana.
 
Rodado entre 2009 e 2013 em viagens pelo Brasil, Peru, Nicarágua, Cuba e México, o filme traz também o retrato da identidade dos países, que uniram suas raízes locais às influências dos colonizadores europeus e dos escravos africanos, em um sincretismo não só religioso, mas também cultural e social. “Marias” é uma produção da Primo Filmes e da Mar Filmes com distribuição da Vitrine Filmes.