Semana passada, quem atualizou o aplicativo do Facebook no celular notou um novidade: a função de Stories. O Facebook enfiou esta função em vários outros aplicativos, primeiramente no Instagram, depois no Whatsapp, Facebook Messenger e agora no Facebook.

Esta função vem do aplicativo Snapchat, que Mark Zuckerberg não conseguiu comprar. A partir daí está reproduzindo, com pequenas diferenças, a principal função do Snap em suas plataformas. Essa consiste em poder tirar fotos ou gravar vídeos de até 10 segundos, que fiquem disponíveis para seus amigos assistirem por até 24 horas. Nas fotos ou videos o usuário pode colocar diversos filtros, sua localização e alguns emojis personalizados. O Snapchat é um app novo, tem um pouco menos de seis anos, mas já está sendo desbancado pela rede do Facebook.

Facebook Stories

O Instastories, que tem as mesmas funções do Snap, porém no Instagram, começou a ser o preferido pelos influenciadores digitais por ter um maior alcance, pois é mais comum as pessoas terem mais seguidores no Istagram do que no Snapchat.

Porém o Snap ainda não deixou de ser usado, neles se criou um ambiente mais intimista onde pessoas compartilham momentos apenas com os amigos mais próximos, não ter tanta visibildade quanto o Instagram ou o Facebook também é uma vantagem: mais privacidade em uma rede social.

O Facebook Stories tem um alcance ainda maior, mas é muito recente para afirmar se já é um sucesso ou não, inclusive muitos usuários das redes sociais estão reclamando que temos função de Stories em muitos aplicativos já e que isso seria desnecessário. Nos resta esperar para ver.

Por Leticia Nunes