Um dos maiores desafios para muitos jovens e adultos que estão saindo do ensino médio, ou que já o deixaram há algum tempo, é saber que caminho seguir; como escolher uma profissão ou como ingressar no mercado de trabalho. Perguntas, questões e uma série de dúvidas pairam nas mentes dos jovens e adultos que saem da condição de estudantes secundaristas, mas não escolheram ainda uma faculdade e que talvez não elegeram ainda que carreira desejam seguir dali pra frente. Uma colocação no mercado de trabalho não é uma missão tão fácil assim, e para estes jovens talvez seja crucial um maior leque de opções para que consigam se encaminhar com mais tranquilidade e certezas para a vida profissional.

Pensando nisso, o FikDik de hoje vem trazendo uma excelente oportunidade para você que está em busca de uma colocação no mercado de trabalho ou ainda vem procurando expandir seus horizontes profissionais. Você que não escolheu a faculdade que deseja cursar ou que quer uma possibilidade de profissionalização com uma duração mais rápida do que 4 anos ou mais de dedicação e estudo no nível superior. A Fundação de Apoio a Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro – FAETEC RJ abrirá hoje (02 de Maio) as inscrições para o processo seletivo em várias áreas Técnicas e também de Ensino Superior.

Os interessados terão até o dia 4 de junho para fazer a inscrição, que custa R$ 52,50. Entre os dias 2 e 5 de maio, é possível ao candidato requerer isenção do pagamento da taxa. As provas serão aplicadas no dia 25 de junho.

De acordo com a Faetec, são mais de 4 mil vagas destinadas a candidatos que já possuem o ensino médio completo ou que concluam o curso na data da matrícula. O objetivo de dar continuidade ao ensino médio com um curso técnico é preparar o aluno para o mercado de trabalho.

O tempo de duração dos cursos varia, mas a maioria dos técnicos tem duração de dois anos. Segundo a Faetec, os mais procurados são informática, edificações, prótese dentária, administração, enfermagem, logística, telecomunicações, eletrotécnica, eletrônica e construção naval.

Foto: Divulgação/Felipe Corrêa

Destacamos ainda que, contrariando o que muitos estavam pensando, foi aberto sim o processo de seleção também para a Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna, que segue resistindo na luta. Apesar dos mais de 100 anos de (r)existência, a escola vem passando por muitas dificuldades diante do descaso governamental. Responsável pela formação de milhares de profissionais atuantes no mercado de trabalho hoje e também de tantos outros que já nos deixaram como, por exemplo, o ator Procópio Ferreira. Ainda assim a escola vem sendo sucateada e deixada de lado pelos políticos eleitos, mas graças aos esforços dos alunos, ex-alunos e simpatizantes, podemos dar a excelente notícia de que novos ingressantes terão a chance de aprender e desenvolver sua arte neste local.

Todo o movimento, incluindo o chamado #MartinsSemPena, vem dando resultados e as inscrições para novas turmas estão abertas com 32 vagas para os dois turnos de Arte Dramática. Vale ressaltar aqui que o candidato também deverá ter o ensino médio completo na data da inscrição.

Os interessados em participar do processo seletivo devem acessar o site do Instituto nacional de Seleções e Concursos, que é a organizadora do concurso onde está disponível o edital com todas as informações sobre os cursos e vagas.

Nós da Woo! Magazine desejamos à todos muita boa sorte e que consigam encontrar nesta chance algo que lhes faça florir e desenvolver pessoal e profissionalmente.