Dia 27 de Agosto será um dia bastante especial para as pessoas da melhor idade que residem no asilo Legião do Bem, pois que uma “gente de teatro” resolveu se unir para realizar ali um dia de muito teatro, arte, doação e amor.

É sabido que os tempos são de crise na cultura, na economia e na sociedade, mas certos tipos de ações não podem perder força diante das inumeráveis dificuldades que se apresentam dia após dia. É pensando nisso que três coletivos de teatro estão unindo suas artes e levando para um grupo muito seleto de senhoras que residem logo ali no Méier para trazer-lhes um pouco mais de alegria, sorrisos e muito carinho.

Para o artista, sua arma de luta é apenas e tão somente sua arte, seu corpo e sua voz e dessa forma eles seguem lutando, resistindo e buscando tocar o coração das pessoas por onde passam. O ato de continuar se apresentando, apesar de tudo, é um ato político de extrema importância e por isso deve ser perpetuado e incentivado.

Os espetáculos que farão parte dessa ação gratuita e aberta ao público serão esses:

Meu Nome é Ernesto

A cena curta, que já teve inúmeras premiações em festivais no Rio de Janeiro e fora dele, traz a cena uma conversa entre Ernesto e Marta, um casal de idosos. Ambos já foram casados com outras pessoas, e as confundem tanto quanto seus próprios nomes. Eles comparam suas lembranças sobre os relacionamentos anteriores e as suas reminiscências. Mostram de forma bastante divertida as dificuldades da melhor idade.

“Acreditamos que, quando mostramos um pouco dessa realidade geramos uma reflexão, seja por identificarmos algum parente próximo ou por pensarmos que um dia também passaremos por isso.” ressalta o grupo.

A Mui Lamentável Advertência de Píramo e Tisbe

Cena curta inspirada nos artesãos de “Sonho de uma Noite de Verão” de William Shakespeare e propõe apresentar o universo criativo de cinco jovens que remontam a mui trágica tragédia de Píramo e Tisbe. Retrata o universo de jovens estudantes que fazem parte de uma instituição escolar religiosa e de um mundo repressor. Estudantes que buscam no teatro uma forma de respiro, resistência e  diversão, mas principalmente a parte liberdade de ser.

“Diante dos acontecimentos atuais num âmbito político, religioso, social, diante da vasta violência existente, muitas vezes vamos dormir com a vontade e esperança de que tudo seja apenas um sonho.” nas palavras do coletivo.

2 Homens e 1 Dinheiro

Também é um espetáculo cômico, e que se passa em um ponto de ônibus. A dramaturgia é contada através da linguagem do palhaço e da narrativa física. O conflito gira em torno de dois homens, que após uma brincadeira mal sucedida, disputam o único dinheiro restante para pagar o transporte.

A ação cultural no asilo Legião do Bem além de fomentar a cultura proporcionando um dia diferente para as  senhoras que ali vivem, tem como foco levar novas pessoas, jovens, artistas até a instituição para que conheçam e tenham contato com a casa podendo a partir disso criar uma ponte de colaboração seja ela através de trabalhos
voluntários ou doações.

Por este motivo os coletivos deixam um convite para que todos venham participar desse ato de amor e solidariedade com arte e muitas risadas garantidas. O evento é gratuito e acontecerá no próximo domingo, 27 de Agosto às 15 horas no Asilo Legião do Bem que fica localizado na Rua Oldegard Sapucaia, 13 no Méier. Para maiores informações acessem o evento aqui.

Vale lembrar que tudo que for arrecadado neste dia será doado ao local para manutenção do mesmo. Para outras informações, falar com Jessika Menkel (jessikamenkel@hotmail.com) ou Jéssica Alves (jessicabarbosa.pub@gmail.com).

Se você curtiu a iniciativa, mas não poderá comparecer no dia do evento e gostaria de ajudar de alguma forma basta entrar em contato pelo e-mail: acaocultural.teatro@outlook.com.