Amanhã dia 19 de Setembro, pela primeira vez na história, será comemorado o Dia Nacional do Teatro Acessível. E os teatros do SESI farão parte das comemorações dessa vitória com uma programação repleta de debates e peças gratuitas.

A lei ordinária 13.442/2017 foi aprovada no dia 08 de Maio do corrente ano e institui o “DIA NACIONAL DO TEATRO ACESSÍVEL: ARTE, PRAZER E DIREITOS” que propõe ajudar a divulgar a cultura através da expansão da formação de plateia com práticas de acessibilidade física e comunicativa a pessoas com deficiência.

Idealizada e lançada em junho de 2011 pela organização não governamental Escola de Gente – Comunicação em Inclusão,  a campanha “Teatro Acessível: Arte, Prazer e Direitos” e também de uma audiência pública na Câmara dos Deputados em maio de 2013, quando diversos especialistas discutiram sobre o tema. Os dois movimentos culminaram na vitória com a instituição desse dia especialmente voltado para acessibilidade nos teatros, que muitas vezes encontram dificuldades para manter esse tipo de ação constante.

“Escola de Gente, propõe ações voltadas para a inclusão, promovendo a participação de pessoas com diversos tipos de deficiência em seus espetáculos e no circuito cultural das cidades onde vivem. Legitimando esta premissa, o site do Teatro Acessível reuniu esforços para a criação de funcionalidades que permitissem acessibilidade ao nosso conteúdo online.” Conforme o site oficial do Teatro Acessível

Dessa forma os Teatros do Sesi saem na frente na comemoração desse dia especial trazendo espetáculos de excelente qualidade gratuitamente e com uma estrutura de acessibilidade para todos nos teatros SESI Centro, Jacarepaguá, Caxias, Campos e Itaperuna. Conforme o próprio site da Firjan, neste dia, serão oferecidos fones de ouvidos para deficientes visuais e haverá um intérprete em libras para deficientes auditivos, além disso os teatros já haviam se adequado estruturalmente com espaços reservados para cadeirantes. Para assistir às peças, basta retirar sua senha uma hora antes da atração.

A programação contará com espetáculos incríveis como “Brimas” – Teatro Sesi Centro – que já teve crítica nossa aqui no site (confira aqui), “Os Sapos” – Teatro Sesi de Jacarépaguá, “Eugênia” – Teatro Sesi Caxias, ‘Deus e o diabo na Terra do sol” – Teatro Sesi Campos e ‘O Inevitável Trem’ – Teatro Sesi Itaperuna.

Além das peças imperdíveis, o dia de comemoração vai contar com debates sobre “Os diferentes olhares sobre a acessibilidade” que terá a mediação da atriz e bailarina Moira Braga, que perdeu a visão aos sete anos de idade. Seguindo com Regina Cohen – Coordenadora do Núcleo Pró-acesso da UFRJ, professora e arquiteta. Depois teremos Rodrigo Mendes – Diretor do Instituto Rodrigo Mendes falando sobre Acessibilidade na Educação,  Ronaldo Tenório – Co-fundador e CEO da startup Hand Talk trazendo questões a respeito de Acessibilidade na Tecnologia, Marcia Massotti – Diretora de sustentabilidade da Enel Brasil que vem falando sobre Acessibilidade nas Empresas e finalizando com  Diego Molina – Diretor da Escola de Gente que fecha o debato em torno da temática de Acessibilidade na Arte e Cultura. Todo o debate ocorrerá apenas no Teatro Sesi Centro que fica localizado na Avenida Graça Aranha, 1 – Centro do Rio de Janeiro a partir das 16:30 horas.

Para participar do evento, não é necessário realizar nenhuma inscrição prévia, mas a disponibilidade de vagas está sujeita à lotação máxima dos Teatros do SESI. Deixamos a dica aqui então que, para não passar dificuldades ou perder qualquer coisa dessa programação lindona, que os interessados devem chegar com antecedência para garantir sua participação.
Em caso de dúvidas, entre em contato pelo do e-mail da produção: responsabilidadesocial@firjan.com.br

Para conseguir os ingressos para os espetáculos, e é necessário retirar a senha com 1 hora de antecedência da apresentação.

Caso queira saber todos os detalhes sobre as peças, sinopses, horários e tudo o mais, você poderá encontrar as informações no próprio site oficial da Firjan.