Foi dada a largada! Já começou a temporada de cruzeiros no Brasil e se você mora em uma cidade litorânea, pode ter visto alguns dos grandiosos e modernos transatlânticos que têm atracado por aqui. Uma viagem em alto mar é o sonho de muita gente, afinal existe toda uma estrutura dentro dos navios. É um barco, com hotel, restaurantes, boates, casas de show, cassino, shopping, bares, piscinas, entre outros. Mas você sabia que existem diversos tipos de cruzeiros? Sim, são opções que agradam a todas as pessoas, em diferentes faixas etárias e diferentes objetivos. Confira alguns deles.

Cruzeiro de Aventura

Como o próprio nome já diz, este tipo de cruzeiro é destinado para aqueles que têm espírito de aventureiros. Um dos destinos mais procurados é a Antártica. O continente todo de gelo e consequentemente com temperaturas baixíssimas, possui poucos habitantes, muitos lugares inexplorados e muitos atrativos para quem quer sair da mesmice.

O embarque acontece no Canal de Beagle, no extremo sul da América do Sul e a viagem dura cerca de 10 dias percorrendo diferentes ilhas e penínsulas do continente antártico. Mas existem outra opções também, como exploração marinha, da fauna e da flora em diferentes ambientes naturais, de culturas nativas, entre outros. Tanto o cruzeiro quanto o destino final são voltados para pessoas que não querem descansar e sim aventurar-se e explorar.

Cruzeiro Gastronômico

Atualmente, existem centenas de programas de TV e páginas nas redes sociais voltadas para a área alimentícia, principalmente competições e vídeos com o passo a passo de receitas. E com essa onda não poderia faltar um cruzeiro dedicado aos amantes de gastronomia.

A viagem oferece em alto mar uma junção entre boa culinária nacional e internacional com o conforto do navio. Todas as atividades são voltadas para a gastronomia, entre elas estão aulas, degustações, competições e jantares vips, e tudo isso sob o comando de um grupos de renomados chefs que estão à bordo. Claro que o transatlântico oferece outras atividades, mas o foco principal é a comida, não só para comer, mas também para conhecer, apreciar e aprender a fazer.

Cruzeiro para Solteiros

Normalmente, existem dois tipos de solteiros: os que estão em busca de sua cara metade e aqueles que só querem curtir a vida do jeito que estão. Bem, esse cruzeiro é para ambos, assim como os aplicativos de relacionamentos de hoje em dia. Boa parte dos pacotes oferecidos para cruzeiros são para duas pessoas ou família e tem muita gente que deixa de fazer uma viagem em alto mar, por causa disso e por achar que consequentemente será a única pessoa “sozinha” no navio.

Mas isso mudou! A começar por quartos individuais, algo que é raro na maioria dos navios. Você escolhe ficar no sossego do seu quarto lendo um livro ou pelas instalações, explorando o lugar e os destinos sozinho, não é necessário um grupo que faça isso junto.

Além disso, existe uma programação mais leve com aulas de dança, jogos, workshops, noites temáticas, entre outros. E um diferencial é o jantar, normalmente esse momento é feito em grupo, para que haja interação e que ninguém faça essa refeição sozinho. Existem muitos relatos de pessoas que acabaram terminando sua viagem comprometidas.

Show à capela do Roupa Nova em cruzeiro

Cruzeiro com Shows e Espetáculos

Que tal assistir o show da sua banda ou artista favorito em alto mar? E melhor, ainda pode esbarrar com ele pelos corredores do navio? Sim, isso é possível. Existem muitos cruzeiros que levam atrações muito famosas e que atraem não só os viajantes de costume, mas também os fãs. Um muito conhecido é o “Emoções” com o cantor Roberto Carlos que já acontece há 12 anos.

Todo ano, no mesmo período do ano o navio com o rei zarpa por destinos únicos, mas muitos nem se atentam aos lugares, mas sim ao show do artista. Esse projeto abriu um leque para esse tipo de viagem e muitos artistas já fizeram shows em alto mar, entre eles estão Biquíni Cavadão, Léo Jaime, Ivan Lins, Sidney Magal, Paulo Ricardo, Roupa Nova, Capital Inicial, entre outros. Além de aproveitar todas as atividades da viagem, a pessoa ainda curte um showzaço do seu artista favorito. Outra opção também são peças de teatro, em sua maioria musicais, que acontecem ao longo da viagem.

Viajar de cruzeiro é uma boa pedida, pois é algo diferente, tem muitas opções e é uma forma de relaxar ou viver momentos únicos. Normalmente, a viagem dura de 5 a 15 dias, a depender do navio que você escolha estar à bordo e sempre há paradas e lugares lindos. Se os tipos citados acima ainda não te agradaram, ainda existem outros como cruzeiro em família, para universitários, para o público LGBT, românticos, religiosos, históricos, profissionais, volta ao mundo (com uma duração bem maior), culturais, esotéricos, fitness, luxuosos, entre outros. Aventurar-se em alto mar é bom e não existe uma opção que não te agrade. Então, reserve uma data no seu calendário e vá em busca do seu cruzeiro perfeito.