Quando falamos do universo fashion, sempre pensamos apenas em roupas, acessórios e qual é a moda do momento. Porém, esse universo vai muito além de roupas e é disso que se trata o documentário “The True Cost” (O verdadeiro custo). O documentário está disponível no Netflix e é essencial para quem gosta de moda e se preocupa com a sociedade como um todo.

  • O impacto do mercado da moda

O mercado da moda traz um impacto (muito grande por sinal) na economia – na forma de como as pessoas consomem – na forma de pensar das pessoas, e por incrível que pareça, na sociedade como um todo e, principalmente, na vida de pessoas que dependem disso como seu trabalho para viver.

Se você nunca pensou em como o mundo fashion funciona está na hora de parar um pouco e pensar sobre esse assunto. A intenção aqui não é dizer que temos que jogar tudo para o alto e não consumir o que o mundo fashion nos fornece. A ideia, na verdade, é conscientizar as pessoas que, infelizmente, o universo fashion tem os seus prós e contras, como qualquer outra coisa na vida.

Acredite ou não, a maneira de como a moda é abordada no mercado vem mudando já há algum tempo, fornecendo cada vez mais informações que antes não percebíamos e agora, felizmente, faz parte da nossa realidade – na verdade, essas informações sempre existiram, apenas não prestávamos atenção nessa questão.

“The True Cost” passa por diferentes assuntos dentro do contexto fashion que nem todo mundo está acostumado a ouvir, como o consumo exacerbado e os impactos ambientais que esse alto consumo faz, uma vez que as indústrias têxteis nunca param de funcionar e não se preocupam com o meio ambiente, muito menos com o resultado (negativo) de toda essa produção.

  • Roupa todo mundo usa

“The True Cost” fala sobre roupas que todo mundo usa. No entanto, também fala sobre todo o processo de fabricação da roupa, sobre os seus participantes – que inclusive fazemos parte desse processo – vendo questões que simplesmente ignorávamos – ou não – até assistirmos ao documentário e que achávamos que estava muito longe de nós.

Mesmo sempre querendo saber tudo o que acontece no mundo fashion, “The True Cost” oferece um outro ponto de vista desse universo que vai muito além de uma roupa e que de glamour não tem nada!

Mostrando assim, que não é uma boa ideia comprar aquela peça super baratinha que permite renovar o guarda-roupa a todo momento.

  • Crítica à indústria Fashion

A todo momento o documentário faz várias críticas a essa indústria que nunca para de funcionar, mostrando que deve ser reavaliada as atitudes tomadas. Porém, também mostrando alternativas não só para empresários, como também para o consumidor a continuar a fazer parte dessa indústria de uma forma mais consciente.

  • A Sociedade

“The True Cost” também traz a preocupação com o meio social em que essa indústria trabalha – países subdesenvolvidos que dependem dessa indústria para se sustentar –, uma vez que as pessoas que trabalham na indústria produzindo roupas para as grandes marcas não têm condições mínimas de trabalho, de pagamento e muito menos de direitos.

Trazendo à tona diversas questões, “The True Cost” é um documentário riquíssimo de informações. Se você deseja saber mais entre no Site Oficial. Lá, você encontra muito mais informações sobre esse universo.