Você já ouviu falar em Voluntourism? Se não, está na hora de saber um pouco sobre essa forma de viajar. O Trilhando de hoje não mostrará um destino específico a se visitar, mas uma forma de viagem um pouco diferente, que vale a pena o investimento.

O Voluntourism é para aquelas pessoas que amam viajar, mas sentem uma necessidade maior do que apenas conhecer a cultura do lugar para onde estão indo. Afinal, turistar qualquer viajante sabe. Esse modelo de viagem é uma forma de fazer turismo pelo país escolhido, colocando o trabalho voluntário no meio de toda essa descoberta.

Férias voluntárias

Hoje em dia, é possível ver vários problemas sociais no mundo todo – porque não é só no Brasil que precisamos de ajuda, há países nas mais diversas situações, e auxiliar a quem precisa é sempre válido –, fazer trabalho voluntário enquanto conhece o lugar é uma forma de ajudar as pessoas que mais precisam, além de aprender muito. Por isso, trazemos o conceito de férias voluntárias para animar as pessoas a sair por aí dando assistência a quem precisa ao mesmo tempo que conhecem um novo destino.

O conceito de férias voluntárias – termo em português para voluntourism – tem crescido muito nos últimos tempos. Principalmente, por causa do apelo que a humanidade está tendo quanto às questões sociais.

Qualquer um pode optar por férias voluntárias, que também é conhecido como turismo consciente. Pois, pessoas que viajam assim são aquelas que querem fazer o bem, ajudando de alguma maneira – nem que seja da mais simples – ao mesmo tempo que conhecem lugares fascinantes.

Você pode estar se perguntando se é possível aliar uma viagem de descanso e fazer trabalho voluntário ao mesmo tempo. Com uma boa organização e tempo suficiente é possível fazer os dois. Assim em um dia, por exemplo, você pode ir a uma praia, visitar pontos turísticos e no outro ajudar em alguma organização escolhida por você.

Normalmente, esses destinos não estão nos roteiros mais tradicionais de viagem, mas pode ter certeza de que esses lugares valem a pena conhecer, não só por causa do país em si, mas também devido às diferentes culturas. Trazendo uma bagagem de conhecimento sem igual.

Trabalho voluntário

Há agências que trabalham diretamente com isso. Dando todo o suporte que é necessário para que você possa viajar com toda a tranquilidade que precisa.

Além disso, há diferentes tipos de trabalho voluntário que pode ser feito. Por isso, não há necessidade de se ter alguma especialização. Porém, se tiver e quiser fazer um trabalho voluntário na sua área também é possível.

  • Volunteer Vacations

A Volunteer Vacations é uma dessas agências que proporciona exatamente esse tipo de viagem, com um slogan “Volunteer Vacation – Make a difference”, em português “Faça a diferença”. Atrelando conhecimento, turismo e voluntariado, eles proporcionam uma experiência única sempre da maneira mais adequada ao seu perfil. Garantindo assim segurança em sua viagem.

A empresa não só pesquisou, como também conheceu, analisou e fechou parcerias com algumas das ONGs mais relevantes do mundo, proporcionando uma experiência de curto prazo em uma organização de ajuda humanitária para pessoas dos mais variados perfis.

O planejamento e a burocracia é feito com você e a Volunteer Vacations, um trabalho em conjunto que vai proporcionar uma experiência de realização pessoal e diversão, podendo também colaborar com uma causa importante. No site oficial, você encontra muito mais sobre a empresa.

  • AISEC

A AISEC tem uma proposta muito parecida com a da Volunteer Vacations, sendo uma organização que oferece diferentes tipos de intercâmbio.

Com a ajuda da AISEC é possível realizar projetos em diferentes ONGs parceiras, ajudando causas mundiais. Dessa forma, você vai desenvolver muito mais autoconhecimento, confiança e a capacidade de empoderar pessoas, entrando em contato com uma cultura totalmente diferente da sua. No site oficial, você encontra mais informações sobre o assunto.

Destinos

Os destinos são muitos, e você pode escolher onde deseja ir. Se deseja viajar e fazer trabalho voluntário sem sair do Brasil também é possível, existem ONGs no Brasil em que é possível fazer trabalho voluntário.

O Voluntourism é perfeito quando o assunto é viajar, enfrentar desafios, adquirir conhecimento e ajudar a quem precisa. E aí, se animou?