De tempos em tempos ocorre uma revolução no mundo médico e nutricional e depois de muita pesquisa, teste, análise, chega-se à conclusão de que coisas que a gente comia e achava que faziam bem para a saúde são, na verdade, um veneno e aqueles que sempre foram considerados vilões, recebem absolvição total. Se você fica confuso com tudo isso, toca aqui, estamos juntos.

Para não levar gato por lebre, trocar açúcar por stévia e achar que aquele suquinho é um bom negócio, melhor se informar, antes de encher seu carrinho de supermercado.

Vilões que foram absolvidos

  • Ovo

O caso mais recente e impactante foi o ovo, que era tido como uma bomba de colesterol. Mas pesquisas descobriram que não é bem assim e que podemos comer até dois ovos por dia. Mas não todo dia. Entendeu? Não questione e siga à risca.

  • Café

O café era acusado de causar gastrite e dor de estômago. Mas o Instituto Nacional do Câncer dos EUA descobriu que três xícaras por dia reduzem o risco de morte por doenças cardiovasculares e respiratórias.

  • Chocolate

Para a alegria de muito chocólatra, o chocolate, que era acusado de causar espinhas, foi absolvido. Mas, calma lá, apenas o meio amargo, com pelo menos 60% de cacau. Como este tipo é rico em flavonoides e antioxidantes, o meio amargo ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, processos inflamatórios e o envelhecimento precoce. Mas não vá cair de boca: o permitido é apenas 30g por dia.

  • Manteiga

Se você gosta de passar aquela manteiguinha no pão, já pode fazer isso sem (muita) culpa. Se antes a margarina era a verdadeira heroína, agora a manteiga ocupou seu posto por ser um alimento sem aditivos químicos. Porém, por conter gordura saturada, a manteiga deve ser consumida com moderação.

Os mocinhos que foram condenados

  • Margarina

Se a manteiga foi absolvida, a margarina ocupou seu posto de vilã. A margarina é óleo vegetal em estado sólido e para chegar nesse formato, leva muito aditivo químico, que não faz bem para o corpo humano.

  • Pão Integral

Se ele for realmente integral, então tudo bem. Mas a maioria dos pães ditos integrais contêm apenas farinha fortificada refinada. O jeito é ler o rótulo sempre.

  • Barrinhas de Cereais

Essas enganam os ingênuos – contêm Xarope de milho, açúcar e gordura saturada, portanto, muita moderação ao ingeri-las.

  • Sucos de Caixinha

Estes enganam sorrateiramente, pensamos que estamos ingerindo algo saudável, porém estes sucos, além de aditivos químicos contêm muito açúcar.

Portanto, como tudo na vida, moderação é o ideal para manter a saúde!

Por Silvia Ferrari