Fazer qualquer tipo de viagem requer organização, dinheiro e tempo. Tempo para viajar é algo que muitas pessoas não têm, dinheiro também. Porém, há pessoas que simplesmente largam tudo e botam o pé na estrada, e por que não fazer uma volta ao mundo? Com a RTW isso é possível.

Se você já teve vontade de dar a volta ao mundo, mas sempre achou que era impossível, acredite é possível. Claro que com o dólar sempre variando e a crise econômica – que pelo jeito o Brasil não sai nem tão cedo – fazer uma viagem dessas acaba ficando em segundo plano. Porém, mesmo com pouco dinheiro – menos dinheiro que você pensava – é possível fazer um ótimo roteiro e conhecer diferentes países como sempre quis.

Fazer uma viagem de volta ao mundo, além de muito aprendizado, é perfeito para nos conhecermos melhor, acabar com todos os pré conceitos diante de culturas e etnias que não são muito conhecidas, estudar, entre muitas outras coisas. Afinal, o diferente sempre assusta, mas o aprendizado nisso tudo fica para sempre.

RTW – Round World Ticket

Hospedagem, alimentação e passagem aérea são fatores que não podem ficar de fora de uma viagem, já que precisamos nos locomover, dormir e nos alimentar, porém há maneiras de economizar em alguns desses quesitos.

Um desses, por exemplo, é a passagem aérea. Quando fazemos uma pesquisa rápida para comprar uma passagem vemos o quanto é caro. Taxas e mais taxas, além de não ser toda empresa aérea que oferece o melhor trecho e o melhor horário para viajar.

Para uma viagem de volta ao mundo fica impossível comprar passagens aéreas em separado por sair muito caro comprar voo por voo, por isso foi criado a RTW – Round World Ticket. Se você nunca ouviu falar é até normal, uma vez que não é muito divulgado sua existência. Mas nós da Woo! Magazine fizemos o dever de casa e trazemos todas as informações para você.

A RTW é vendida pelas alianças das empresas aéreas que são a Alliance Star, a One World e a SkyTeam. Escolhendo uma dessas alianças é possível comprar trechos pré determinados com uma empresa, fazendo assim uma viagem completa usando as parceiras da aliança escolhida.

Através desse programa você pode comprar até 16 passagens (há alianças que são apenas 15 passagens), criando um roteiro que não pode ser modificado depois de escolhido, sendo possível assim conhecer vários lugares do planeta.

Uma das vantagens de se optar por esse ticket é que você não vai precisar comprar voo por voo, muito menos se preocupar com o deslocamento entre as grandes cidades, isso está tudo incluído.

Outra vantagem é que a economia é bem grade, principalmente para as pessoas que não podem viajar nos períodos de baixa temporada.

Já a desvantagem, é que a partir do momento que o roteiro for determinado ele não será muito flexível, pois as chances de mudanças dele e da data de sua passagem só poderão ser modificados de acordo com as regras da aliança. Por isso, é preciso ficar atento nesse quesito.

As regras principais de uma RTW?

O funcionamento varia de aliança para aliança, mas a maioria das regras são comuns entre as três. Fizemos a lista com as principais para você ficar por dentro, são elas:

  • A viagem começa e termina no mesmo país. Por isso, se vai começar pelo Brasil, termina no Brasil.
  • Há um prazo para o uso da RTW, sendo o mínimo de 10 dias e o máximo de 1 ano. Sendo 3 o número de trechos mínimo e 15 ou 16 o máximo, isso depende da aliança escolhida.
  • A volta deve ser completa pelo planeta. Se sair cruzando o oceano Atlântico indo para a África, por exemplo, terá que voltar pelo Pacífico.
  • Para quem não sabe, o mundo é dividido em zonas. Por isso, há um número limite de voos em cada zona. Além disso, não é permitido voltar a uma zona depois que já tenha saído.
  • O preço da passagem é calculada pelo número de milhas que irá percorrer e pelo número de zonas. Claro que a classe que irá viajar também conta.
  • As datas dos voos podem ser alteradas sem pagar taxas, porém tem que ser com antecedência. Se for mudar o roteiro, a taxa será paga e com um valor bem alto.
  • A empresa que emitir a primeira passagem será a que ficará responsável por qualquer outra alteração que fizer. Então, é com ela que você terá que entrar em contato se for necessário.

A RTW é uma ótima opção para quem quer conhecer mais de um lugar no mundo e economizar um pouco na viagem. Independente de qual seja a sua ideia, conhecer o mundo, fazer trabalho voluntário, trabalhar, aprender novas línguas ou estudar é possível economizar comprando a RTW. E aí, gostou da dica de hoje? Que tal dar a volta ao mundo?