Olá senhores e senhoras, vocês tem um minutinho para ouvir a palavra do Wattpad?

Talvez vocês já tenham ouvido falar de um site/aplicativo chamado Wattpad, mas talvez não. O Wattpad já chegou no Brasil faz um tempinho, mas sua origem é canadense. Cada vez mais ele tem conquistado o coração dos leitores, autores e até das editoras brasileiras.

Se você não faz ideia de que site/aplicativo é esse e muito menos dos benefícios que ele pode trazer para você, escritor iniciante, acho que a coluna de hoje pode te ajudar. Vai abrindo www.wattpad.com aí na outra janela que tenho certeza que você vai sair correndo para lá assim que terminar de ler esse post.

Minha caminhada literária sempre foi pela internet. Mocassins e All Stars, meu primeiro livro publicado, foi postado integralmente no Orkut (RIP) antes de chamar atenção de uma editora e acabar virando físico. Quando o Orkut se foi, eu me senti órfã. A interação entre público e autor era uma coisa que eu sentia muita falta e, de certo modo, entendia que meu trabalho não fluía da mesma forma quando não tinha alguém me lendo.

Foi aí que eu descobri o Wattpad e minha vida voltou a ter cor. O modelo dele é totalmente diferente de um blog, do facebook ou de qualquer coisa que eu tenha visto antes – até do Orkut. Ele é uma rede social exclusiva para postagem e leitura de obras literárias inéditas! Você pode criar um perfil para postar suas obras, que são divididas em partes (normalmente em capítulos, mas aí é com você) e usar esse mesmo perfil para ler, comentar e curtir (no caso, dar estrelinhas) para as outras histórias da plataforma.

  <br>intterface
Eu tenho dois livros publicados por lá, além de três contos. Estou prestes a começar a postar a terceira obra. Eu posto um capítulo por semana, o que às vezes deixa meus leitores enlouquecidos, mas me dá tempo para preparar um capítulo com conteúdo e com o qual eu esteja satisfeita. Diversos outros autores tem outras metodologias de postagem (duas vezes por semana, todo dia, uma vez ao mês…), mas na minha humilde opinião um post ou dois por semana é suficiente para cativar e fidelizar seu público leitor.

Essa é a melhor parte do Wattpad: PÚBLICO. Ter alguém interessado em ler e dizer o que pensa da sua história é incrível para sua carreira e para sua obra! E a melhor parte, de graça! Vocês entendem como isso pode ajudar a melhorar nossa escrita e evoluir nossas obras? É feedback na veia, direto, via comentários em caixa alta. Muitas vezes refleti sobre o andamento da minha história por causa dos comentários e cheguei a conclusão de que seria melhor fazer alguns ajustes. Ajuda demais! E deixa a gente muito feliz também, com muita vontade de continuar escrevendo.

E os números podem ser muito altos, gente! Tem autores que atingiram a marca de mais de UM BILHÃO de visualizações! É o caso da Anna Todd, autora de After, que começou como uma fanfic de One Direction. Claro que nem sempre é assim e que todo número só vem com muito esforço do autor e com muita divulgação, mas mesmo que seu livro nunca chegue a um milhão de leituras, não tem problema. Cada leitura já é uma alegria sem fim e acompanhar os status crescendo dá uma alegria muito grande.

A melhor parte é que, uma vez que seu livro tenha feito tamanho sucesso no Wattpad, às vezes é mais fácil arrumar um contrato de publicação. Afinal, público você já tem. Por que não teria também para  o livro impresso? Claro que isso também não é uma verdade absoluta, mas suas possibilidades aumentam sim. Dizem que os editores estão sempre de olho em possibilidades. Eu mesma já recebi alguns convites para publicar minhas obras e tenho colegas escritoras que saíram das páginas virtuais para as páginas escritas por conta do sucesso que obtiveram online.

Uma geração de novos autores tem ganhado espaço no mercado, antes tão fechado e conservador, por conta do sucesso na internet. Você pode ser o próximo. Te vejo no Wattpad, então? Espero que sim.

Meu perfil é: Clara Savelli

Minhas obras na plataforma:

meuwatt
Por Clara Savelli

CLOSE
CLOSE