No dia 3 de maio, podemos dizer que basicamente a vida de muitas pessoas pararam, ou pelo menos, tiveram um grande impacto. Isto tudo por conta da queda do aplicativo WhatsApp, um dos principais e mais usados no mundo, sair do ar. Brasil, México, Peru, Itália e Alemanha foram alguns dos locais que relatos sobre o problema.

Houve uma grande movimentação de “desesperados” durante esse curto período de queda, aproximadamente duas horas, acontecendo no final da tarde. Propriedade do Facebook desde 2014, a empresa não informou ao certo qual foi o problema, relatou que “está ciente do problema e trabalhando para corrigi-lo o mais rápido possível”.

De acordo com o site Outage Report, responsável por monitorar serviços online, foram mais 2.700 registros sobre o problema, já começando a partir de 16h30 (horário de Brasília). Em 2016, o aplicativo saiu do ar no país por conta de uma decisão da Justiça. O motivo era a  investigação de mensagens enviadas por determinadas pessoas, para que fossem desviadas em tempo real, antes que a criptografia para estas fosse implementada.

Por isso, a Justiça de Sergipe ordenou durante 72h o bloqueio do WhatsApp no Brasil. A notícia e a falha do aplicativo logo trouxe nervosismo para muitos brasileiros. Na época, a equipe jurídica recorreu e conseguiu vitória na Justiça, fazendo o funcionamento do aplicativo voltar a ficar online após menos de 24 horas depois da decisão.

Assim como na época do ano passado em que o aplicativo “ficou offline”, a rede social Twitter virou palco de comentários sobre. Mesmo que o ocorrido dessa semana tenha sido em um tão curto período de tempo, a notícia sobre a queda do WhatsApp rapidamente atingiu os trending topics na rede social – o que já era de se esperar. Diversas piadas e memes em diferentes línguas ficaram enchendo as timelines de usuários por todo o mundo.

Como já diz o conhecido comentário, “o melhor do Brasil é o brasileiro”. E graças a criatividade do nosso povo, podemos dar muitas risadas com os tweets que rolaram pela internet. Foram milhares, quase que podendo se dizer “sensacionais”, que trazem minutos de alegria para o dia dos leitores. A intenção da pequena seleção é para quem perdeu esse momento poder aproveitar alguns deles, mesmo que atrasado.

  • Como sempre, tem que ter a presença ilustre de Inês Brasil:

  • Tem aquele tweet que representa bem a reação de todos:

  • Mesmo que do ano passado, continua a nos representar durante esse momento:

  • Em poucas palavras, só disse verdades:

  • E aquele desejo de poder controlar a nosso favor?

  • Qualquer momento é momento de dar um alerta no crush:

  • Até as indiretas marcam presença:

  • Como a criatividade não tem fim, até Nazaré marca presença:

Até a própria rede social Twitter, com estratégias, soube bem aproveitar o momento para atrair atenção.

Mesmo com algum tempo sem mandar mensagens para os amigos e familiares, foi muito bom poder rir um pouco de toda situação, não é? Não importa o que aconteça, a internet sempre consegue dar aquele jeitinho de refletir muitos dos nossos sentimentos, e, na maioria deles, fazer graça sobre isso. Obrigada Twitter, por abrir espaço para as pessoas e nos permitir ler esse tipo de coisa, faz a diferença no dia.