Celebrado de 31 de julho à 04 de agosto, o 1º Festival de Cinema Internacional de Paraty, festeja o cinema brasileiro e filmes estrangeiros, criando um novo calendário de produções audiovisuais, para maior diversificação na cidade que já tem um polo cultural muito ativo e conhecido nacionalmente.
A seguir apresentamos um panorama da abertura do Festival e uma homenagem belíssima a um ícone da atuação de nosso país.
O Começo
Produzido e capitaneado por Bruno e Jane Saglia, que inauguram o festival confirmaram que a intenção é fomentar mão de obra, emprego e toda cadeia produtiva de Paraty através da cultura, que é o ramo que eles adoram, pois são trinta anos dedicados a essa área e nessa cerimônia oficial, agradecem às Secretárias da Cultura de Paraty, Cristina Zsabo da Embratur, o Prefeito Luciano Vidal, toda à equipe da produção e marketing, concluindo que em todo festival levam a família para acompanhar e participar.
Jane exalta que para essa edição foram analisados em curadoria centenas de filmes, curtas e desses, 284 foram de mulheres cineastas.
Leia: mais Primeira Edição do Festival Filmes Incríveis Começa em Agosto com Ingressos a 10 Reais
Homenagem
A grande homenageada na estreia, foi à grande atriz Bete Mendes, que recebeu o 1º Prêmio Jorge Amado pelo conjunto da carreira, prestados com muita competência e talento em novelas, peças teatrais e claro, no Cinema Nacional.
Muito acessível e afetuosa na Coletiva de Imprensa, Bete falou à Woo Magazine sobre a felicidade e a honra de ser homenageada no festival, tem a expectativa de que seu curta seja apreciado e recomenda que as pessoas vão mais ao cinema para fortalecer essa arte.
No palco, contou um pouco da sua trajetória e ficou emocionada, pois foi amiga pessoal do casal Jorge Amado e Zélia Gattai.
Após, foi exibido seu novo curta metragem Esta Noite Seremos Felizes em que contracena com Othon Bastos, dirigido pelo atencioso Diogo dos Anjos, que nos conta ter tido a ideia do longa e que fez questão de que os protagonistas dessa história de amor, fossem pessoas da melhor idade, que é bem raro em nossa cinematografia, nesse filme emocionante sobre uma espécie de reencontro amoroso entre os dois.
Após a abertura, foi realizada a apresentação da família e do elenco do filme Samuel e a Luz, dirigido por Vinícius Girnys, trazendo um recorte do período da chegada da eletricidade e outras modernidades, que afetaram a cultura e produção caiçara na região.
Maiores informações e programação em: https://festivaldecinemaparaty.com.br
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.