Com o passar do tempo vem aumentando a prevalência de doenças crônicas não transmissíveis (obesidade, diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares) e é preocupante até mesmo o início precoce dessas doenças (vem crescendo os casos em crianças e adolescentes) e boa parte desse aumento veio do alto consumo de alimentos industrializados (que são ricos em sódio, gordura e açúcares) e o sedentarismo.

Foi visto que atividade física aeróbica (com um destaque para o benefício da caminhada mas também natação, hidroginástica, ciclismo, dança, corrida e etc) de intensidade leve a moderada na maioria dos dias da semana (4 a 6 vezes por semana) com duração de 30 a 45 minutos reduz a pressão arterial sistólica em aproximadamente 4 a 9 mmHg além de auxiliar na perda e controle do peso e trazer benefícios cardiorrespiratórios.

Junto com o exercício físico deve ser feito um controle na alimentação. A dieta recomendada para prevenção e tratamento da Hipertensão Arterial é a dieta DASH (Abordagens dietéticas para reduzir a hipertensão) que consiste em uma alimentação rica em frutas, vegetais, laticínios com pouca gordura (desnatados ou semidesnatados) e frutos de casca rígida (castanhas, nozes, amêndoas) evitando ao máximo alimentos ricos em sódio (alimentos prontos ou semiprontos, molhos prontos para salada, catchup, molho de tomate; embutidos como presunto, peito de peru, mortadela, salame, linguiça, salsicha dentre outros) e alimentos ricos em gordura e açúcar. É importante também um consumo moderado em bebidas alcóolicas (2 doses para homens e 1 dose para mulheres no máximo; 1 dose equivale a 1 latinha de cerveja ou 1 taça de vinho). A dieta DASH pode reduzir a pressão arterial sistólica (máxima) de 8 a 14 mmHg, não sendo recomendada para portadores de doenças renais. Uma união da dieta + exercício físico + moderação no consumo de álcool auxilia no controle e prevenção da Hipertensão Arterial.

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É importante a conscientização antes da Hipertensão Arterial ou pré hipertensão se estabelecer, se preocupando com uma alimentação saudável e pratica de exercícios antes mesmo de qualquer indicio de doenças crônicas.

Por Debora Baganha

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1 thought on “Alimentação + exercício físico para prevenção/controle da Hipertensão Arterial

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