Aos poucos a CCXP vai tomando forma de um evento menos focado no eixo EUA/Europa e abraçando os fãs da cultura pop asiática. Em dois tópicos, exploraremos o que é bom e o que ainda pode tornar a convenção ainda mais relevante para otakus brasileiros.
O que é bom
Para o público otaku, as vantagens da onipresença da CCXP passam pela participação das principais editoras de mangás no Brasil: Comix, NewPop, JBC, Panini, além dos streaming, a citar a Crunchyroll – e agora Star Plus – que investem em trazer personalidades internacionais e anunciar seus lançamentos para o próximo ano ao longo do evento.
A mais nova adição, o Palco Bentô, estreando ano passado, busca trazer novidades para o público otaku com anúncios de títulos e papo com dubladores e criadores de conteúdo. Nessa edição, a própria editora JBC decidiu dividir seus lançamentos entre o Ultra e Bentô, o que pode ser uma estratégia para dar mais visibilidade à atração, que cresceu em relação à CCXP22.
Este ano, Junji Ito está presente no Magic Market autografando durante todos os dias do evento. Iniciativas assim são possibilitadas graças a proporção que o evento alcançou, e aos poucos a CCXP vai deixando de mirar mais em personalidades e produções do ocidente e diversificando os nichos.
Por outro lado, se tem algo que não temos críticas a tecer são os concursos de cosplay. Andar de cosplay no evento é também virar celebridade por um dia, e a CCXP promove concursos diários entre os visitantes, além de um concurso master, com inscritos profissionais selecionados em pré-etapas.
O que ainda pode melhorar
Falar dos aspectos que a CCXP pode melhorar traz de volta a tona a importância da comunidade no feedback, que modo geral tem sido muito positivo — são coisas para além do Bentô poder receber mais atenção — o que é uma ideia genérica e não diz muito — a mudança de sua localização (a mesma por esse segundo ano) poderia trazer impactos positivos tanto no seu fluxo, quanto melhorar a movimentação do evento. Como assim?
Aglutinar Palco Omelete e Thunder em áreas tão próximas e recebendo as principais atrações gera grande trânsito próximo às entradas; por que não trocar o Omelete, que é movel, com o Bentô? Para um palco com ainda muito potencial de crescimento, seria benéfico esse bônus de transeuntes exploradores nas primeiras vias. Comentário menor: por favor, as cadeiras do Bentô são para matar quem tem problemas na coluna.
Outro ponto, porém, não diz respeito à organização do evento diretamente, mas dividir os anúncios das empresas em mais de um dia é positivo para quem vem em apenas um dos dias; ótimo acerto, JBC e Crunchyroll! Uma pressãozinha, talvez conversa tête-à-tête, para trazer títulos de mais força à pré-estreia não seria mal; de preferência títulos mais diversos (e nem tanto isekai!).
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